A Innodisk anunciou nesta semana seus novos módulos de memória DDR5, nos formatos CUDIMM, CSODIMM e RDIMM. A empresa trabalha principalmente com produtos para servidores e data centers, então suas novas memórias alcançam capacidades de 64GB por módulo. É um número bem acima dos 24GB que vemos aparecer na maioria das memórias CUDIMM DDR5 para PC doméstico.
A nova série de memórias da Innodisk chama-se DDR5 6400, indicando já no nome sua velocidade: até 6.400MT/s. A fabricante ressalta que, em relação à sua geração anterior, os novos módulos CUDIMM, CSODIMM e RDIMM dobram a capacidade e aumenta a performance em 14%. Vale ressaltar que 64GB é a capacidade máxima de cada novo módulo, mas as opções começam em 8GB.

As novas memórias CUDIMM DDR5 6400, bem como os outros formatos, suportam tanto plataformas da AMD como da Intel. Elas trazem ainda tecnologias específicas para uso industrial, como proteção contra temperaturas extremas.
Segundo a Innodisk, as novas memórias foram feitas para operar em ambientes entre 0ºC e 95ºC, mas a fabricante trabalha para entregar novos produtos que vão suportar até -40ºC também. Os módulos contam ainda com revestimento em ouro para evitar sulfurização, aumentando sua durabilidade.
Innodisk promove memórias CUDIMM DDR5 para IA
A Innodisk ressalta que suas novas memórias da série DDR5 6400 são ideais para impulsionar IA. Conforme virou obrigatório para novos produtos na indústria, a tecnologia mais falada do momento se torna um ponto de venda no discurso de mais uma fabricante.

Segundo a marca, seus módulos CUDIMM, CSODIMM e RDIMM da nova geração são a “escolha ideal” para aplicações como LLM e IA generativa. Entre usos práticos, a empresa menciona exames e práticas de saúde remotos, imagens 3D de alta resolução e análises de dado em tempo real, entre outros.
Mais sobre memórias CUDIMM:
- Micron apresenta novos módulos DDR5 CUDIMM e CSODIMM a 6400MT/s
- ASUS e G.Skill anunciam novo recorde de OC em CUDIMM DDR5: 12.112MT/s
- Memória CUDIMM DDR5 da Kingston bate recorde mundial com OC a 12.108MT/s
Enquanto esse tipo de produto não vai aparecer no PC doméstico de jogadores, inovações em tecnologia geralmente começam no segmento profissional. Assim, talvez não demore muito para vermos o anúncio de módulos CUDIMM DDR5 com mais capacidade.
Fonte: TechPowerUp