Metacritic responde a polêmica envolvendo Dragon Age: The Veilguard

Apesar de ter sido recebido de forma favorável pela crítica especializada e em plataformas como o Steam e a PSN, Dragon Age: The Veilguard tem sofrido o conhecido “review bombing’ no Metacritic. Com mais de 4,7 mil comentários recebidos até o momento, a página dedicada ao jogo no site mostra que sua nota entre a comunidade é de somente 3,8 pontos.

Conforme acontece em praticamente qualquer jogo que toque em temas sociais considerados “sensíveis” por algumas pessoas, o RPG da BioWare está sendo acusado de “destruir a história da franquia”. “Em vez do jantar completo de bife que este jogo deveria ser, você receberá o McLanche Feliz vegano com sermões sobre o quanto você é uma pessoa má. E ninguém pode discutir isso”, afirma um dos reviews mais gentis a vir acompanhado da Nota 0.

Metacritic responde a polêmica envolvendo Dragon Age: The Veilguard
Foto: Divulgação/BioWare

Também há muitos usuários afirmando que Dragon Age: The Veilguard “força” seus temas de representatividade e que, por isso, deixaram de ser fãs da série. Enquanto alguns reviews negativos falam sobre questões como a história ou o sistema de gameplay, eles no momento são uma minoria diante daqueles que se focam nas questões culturais presentes no game.

Metacritic reconhece review bombing de Dragon Age: The Veilguard

Em um comunicado enviado à Eurogamer, o Metacritic reconheceu que o jogo da BioWare está sendo alvo de um review bombing. O site também admitiu que sua equipe de moderadores apagou algumas das análises mais agressivas — que, em contrapartida, geraram revolta de alguns comentaristas que voltaram ao site para reclamar.

Metacritic responde a polêmica envolvendo Dragon Age: The Veilguard
Foto: Divulgação/BioWare

Levamos a confiança online e a segurança muito seriamente em todos os nossos sites, incluindo o Metacritic”, afirmou a Fandom, dona da marca. A empresa também afirmou que o serviço tem uma equipe de moderação que está atenta a quem viola seus termos de uso ou usa termos racistas, sexistas, homofóbicos ou que insultem outros usuários.

No entanto, a Fandom afirma que só vai remover os reviews de Dragon Age: The Veilguard que se encaixem nesses casos, deixando os demais presentes no site. Atualmente, o game é aprovado por 74% dos jogadores do Steam e tem a pontuação de 4,36 (entre 5) na PSN — ambas plataformas que, ao contrário do Metacritic, exigem ter o jogo para poder registrar uma impressão sobre ele.

Fonte: Eurogamer, PSN, Steam

Conteúdo Relacionado
Dragon Age: The Veilguard: tá rodando bem em (quase) todo PC?

Dragon Age: The Veilguard: tá rodando bem em (quase) todo PC?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.