Governo de São Paulo libera mais R$ 60 milhões para as obras de prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô

Contrato de R$ 528 milhões chega agora a R$ 587 milhões; aditamento contempla as obras civis, serviços de acabamento, hidráulica e paisagismo

ALEXANDRE PELEGI

O Metrô de São Paulo publicou o oitavo Termo de Aditamento ao contrato e prolongamento da Linha 2-Verde, firmado com o Consórcio Construtor Metrô – Linha 2 – Verde – Lote 4, constituído pelas empresas Mendes Junior, Powerchina Brasil Construtora e Powerchina International Group.

O termo adia o contrato e acresce o valor de quase R$ 60 milhões (R$ 59.344.664,61).

O valor se refere à execução das obras civis que contemplam obra bruta e acabamento, no trecho entre os túneis NATM de transição junto aos poços Capitão e Coxim – Trecho Vila Prudente – Dutra da Linha 2 – Verde.

A sigla NATM se refere a New Austrian Tunnelling Method, método de construção de túneis com base na interação entre a abertura do túnel e o comportamento geomecânico do maciço rochoso.

Com mais este aditamento, o valor total da obra passa de R$ 528 milhões (R$ 528.090.959,61) para R$ 587 milhões (R$ 587.435.624,22), na data base 01/07/2014.

O valor do aditamento, de quase R$ 60 milhões, está assim distribuído:

– obras e serviços remunerados pelo regime de empreitada por preço global – R$ 7.849.697,83;

– serviços de hidráulica – R$ 319.942,03;

– serviços de acabamento – R$ 6.218.099,96;

– serviços de paisagismo – R$ 1.189.658,96;

– serviços de comunicação visual – R$ 121.996,88.

*LOTE 4 – PROLONGAMENTO DA LINHA 2-VERDE*

O prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô vai de conectar a Vila Madalena à Penha, na capital paulista. O lote 4 das obras representa essa expansão, que adicionará 23 km de vias e 13 novas estações à linha.

A primeira fase, que ligará Vila Prudente a Vila Formosa, está prevista para ser concluída até 2026. A segunda fase, conectando Vila Formosa à Penha, tem previsão de entrega para 2027.

A Linha 2-Verde se conectará com a Linha 3-Vermelha na estação Penha, ampliando as opções de integração metroferroviária para os usuários. A obra beneficiará cerca de 1,2 milhão de pessoas, facilitando o deslocamento e a conectividade entre diferentes regiões da cidade.

O projeto conta com a participação do Tatuzão, a maior tuneladora em operação na América Latina. A linha passará próximo ao Shopping Internacional de Guarulhos e cruzará importantes bairros da Zona Leste, como Penha, Vila Formosa e Tatuapé.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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