Kioxia estima que demanda por NAND vai quase triplicar até 2028

A Kioxia espera que a demanda por memórias NAND flash aumente em aproximadamente 2,7 vezes até 2028. Ou seja, a antiga Toshiba Memory espera quase o triplo de demanda no segmento em que atua, e se prepara para aproveitar.

Como seria de se esperar, a Kioxia atribui esse grande impulso na procura por NAND à empolgação atual da indústria tech com Inteligência Artificial. Diversas empresas no mundo todo estão expandindo seus servidores e data centers para atender às exigências da IA, e isso tem resultado em maior demanda de componentes.

Memória NAND da Kioxia.
Fonte: Kioxia

Mas não é apenas no segmento profissional que IA deve impulsionar maior demanda por memórias. A introdução de recursos da tecnologia em eletrônicos de consumo como PCs e smartphones também deve ajudar a Kioxia a vender mais memórias NAND flash.

Kioxia busca expansão em Kitakami

Evidentemente, uma empresa não falaria de aumento na demanda de seus produtos sem prometer condições de suprir essa procura. E a Kioxia prepara uma nova fábrica no Japão para alcançar suas próprias expectativas.

A instalação começaria produzir memórias no ano passado, em Kitakami, no distrito de Iwate, Japão. No entanto, a empresa acabou atrasando a operação de sua nova fábrica, que começará a operar no ano que vem, 2025.

Instalação da Kioxia em Kitakami.
Fonte: Kioxia

Tomoharu Watanabe, vice-presidente da Kioxia, declarou que a empresa no momento tem “espaço” em sua fábrica em Yokkaichi – ou seja, pode aumentar a produção por lá. Somando isso à nova instalação em Kitakami, a companhia espera ser produtiva o suficiente para responder ao crescimento da demanda por NAND.

Empresa japonesa de memórias enfrenta altos e baixos

Os últimos anos não têm sido os mais estáveis para a Kioxia, que chegou a ser oferecida para venda neste ano. A empresa é gerenciada pelo grupo de capital financeiro Bain, que desistiu de vender a companhia justamente neste mês, por não ter conseguido o valor total que buscava por ela.

Além disso, a Kioxia tem como parceira próxima a Western Digital, e as empresas negociam há tempos uma possível fusão. A SK Hynix, no entanto, se opõe ao acordo e tem barrado seus avanços.

Notícias relacionadas:

  • Kioxia negocia com SK Hynix sua fusão com a Western Digital
  • Kioxia volta a produzir 3D NAND, preços de SSDs podem estabilizar
  • Preços de DRAM e NAND caem até 17% devido à baixa demanda

Se a demanda por NAND crescer tanto quanto a empresa estima, as coisas podem melhorar para a Kioxia. Ainda mais depois do governo do Japão prometer até US$ 1,64 bilhão em subsídios para a companhia e sua parceira WD expandirem suas capacidades de produção em Yokkaichi e Kitakami.

Fonte: Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.