Gigabyte anuncia SSD “ultradurável” focado em inteligência artificial

A Gigabyte anunciou nesta semana o lançamento do seu novo SSD, o AI TOP UD 1TB. Pertencente à linha “Ultra Durable” (UD), o modelo faz jus à nomenclatura, ultrapassando a marca dos 100 mil terabytes gravados (TBW) de durabilidade.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • SSD M.2 SATA ou NVMe: qual o melhor?
  • ASUS e Gigabyte lançam placa de expansão PCIe 4.0 com Thunderbolt 5

Com suporte a até 109.500 TBW, ele é feito para sustentar os extensos processos de inteligências artificiais – que traz um alto estresse ao componente. Mesmo voltado para o mercado de IAs, o fator supera diversos modelos similares “comuns”, como o Samsung 990 Pro – que tem “apenas” 2.400 TBW no modelo de 4TB. 

O SSD da Gigabyte é produzido no formato M.2 2280 e usa um drive PCIe 4.0, com leitura sequencial atingindo 6.500 MB/s e escrita sequencial chegando aos 5.700 MB/s. O AI TOP UD 1TB é uma versão mais “simples” do AI TOP 100E, com um menor desempenho e até durabilidade, mas se mantendo superior aos demais concorrentes. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Durabilidade incomparável

O 100E, em comparação, traz velocidade superior – com a leitura sendo 700 MB/s maior e escrita chegando a ser 800 MB/s mais veloz. Em durabilidade ele também tem um número impressionante, com 219 mil TBW. Porém, é importante notar que este é um modelo premium, enquanto o novo segue uma linha de baixo orçamento.

O SSD AI TOP UD 1TB é feito para servidores e inteligência artificial (Imagem: Divulgação/Gigabyte)

Embora as taxas de transferência do AI TOP UD sejam elevadas, elas estão abaixo de modelos concorrentes PCIe 4.0. Voltando a citar o Samsung 990 Pro, este SSD ultrapassa os 7.000 MB/s. No entanto, o foco da Gigabyte com seu novo modelo é ter um longo ciclo de uso nos servidores. 

Sua função é processar as informações de grandes bancos de dados, que utilizam GPUs profissionais e exigem um maior fluxo de informações. Assim, os SSDs da Gigabyte desta linha movem eles através da VRAM e DRAM das placas profissionais para seu componente sem maiores problemas e a um custo reduzido. 

Apesar de falarmos de custo reduzido, é importante ressaltar que isto é baseado em hardwares profissionais, não aqueles que adquirimos como consumidores. A Gigabyte não revelou o preço e disponibilidade do SSD AI TOP UD 1TB, mas ele deve custar menor que o valor sugerido do AI TOP 100E 1TB, hoje vendido por cerca de US$ 2.600.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.