Parceria de Jony Ive com OpenAI É Mais um Alerta Importante para o Complicado Momento da Apple

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Jony Ive, o famoso designer que se uniu a Steve Jobs para desenvolver os produtos mais populares da Apple, agora vai criar novos dispositivos para a OpenAI depois que sua startup foi adquirida pela empresa de Sam Altman. O primeiro aparelho resultado da parceria deve ser lançado em 2026.

Altman e Ive anunciaram a aquisição em um comunicado divulgado na quarta-feira (21). O negócio foi avaliado em aproximadamente US$ 6,5 bilhões. O designer não fará parte da equipe da OpenAI, e sua empresa, a LoveFrom, continuará operando de forma independente, segundo a Bloomberg. No entanto, a startup “assumirá o design de toda a OpenAI, incluindo de seus softwares”.

Quem é Jony Ive?

Ive entrou na Apple em 1992 e, como chefe de design, ajudou a criar os produtos mais icônicos da empresa — incluindo o iMac, em 1998; o iPod, em 2001; o iPhone, em 2007; o iPad, em 2010; e o Apple Watch. Quando anunciou, em 2019, que deixaria a empresa para lançar sua própria empresa de design, a LoveFrom, o CEO da Apple, Tim Cook, elogiou sua trajetória, afirmando que o “papel de Ive na recuperação da Apple [nos anos 1990] não poderia ser subestimado”.

Tudo o que sabemos sobre os planos da OpenAI para dispositivos de IA

Altman disse aos funcionários da OpenAI, na quarta-feira (21), que ele e Ive planejam lançar “companheiros” de IA, segundo uma gravação obtida pelo The Wall Street Journal. A dupla sinalizou que o dispositivo seria capaz de entender o ambiente e a vida do usuário, poderia ser carregado no bolso ou ficar sobre uma mesa, e complementaria outros produtos, como um MacBook ou um iPhone.

O Journal já havia noticiado que Altman planejava criar um dispositivo sem tela. Ive e Altman também indicaram que o aparelho não seria um novo smartphone nem algo vestível, depois que rumores anteriores sobre a colaboração sugeriram que eles consideraram desenvolver o “iPhone da inteligência artificial”.

Eles disseram à Bloomberg que seu novo dispositivo permitirá que os consumidores se conectem à IA de “maneiras totalmente novas”, enquanto Altman destacou que o primeiro produto não vai “fazer o smartphone desaparecer” e será “um tipo de objeto totalmente novo”.

Altman, que chamou Ive de “o maior designer do mundo”, escreveu no X que está “animado para tentar criar uma nova geração de computadores com inteligência artificial”.

Ações da Apple em queda em 2025 em meio aos desafios da IA

A Apple, cujas açõescaíram mais de 17% em 2025, lançou no ano passado o iPhone 16 destacando o poder de seu software alimentado por IA, chamado “Apple Intelligence”. No entanto, a empresa anunciou, no início deste ano, que adiaria os recursos de IA para 2026, após desativar os resumos do Apple Intelligence para aplicativos de notícias, quando alguns usuários descobriram que o sistema da empresa exibia informações incorretas sobre as matérias.

A Apple foi processada em março por consumidores que alegam que a empresa fez propaganda enganosa sobre as ferramentas de IA, com uma “expectativa clara e razoável do consumidor” de que a tecnologia estaria disponível no lançamento do iPhone, segundo o processo registrado na Corte Distrital dos EUA, em San Jose. (A Apple não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Forbes.)

Segundo a Bloomberg, Ive já manifestava interesse em desenvolver um dispositivo de IA há anos, afirmando que aparelhos lançados recentemente, como o Human AI Pin, são “ muito ruins”.

Ive cofundou a Io em setembro de 2023, quando “ficou claro que nossas ambições de desenvolver, projetar e fabricar uma nova família de produtos exigiam uma empresa completamente nova”. A expectativa inicial do designer era construir e vender um dispositivo de IA com a tecnologia da OpenAI, antes de Altman propor a fusão das duas empresas.

O post Parceria de Jony Ive com OpenAI É Mais um Alerta Importante para o Complicado Momento da Apple apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.