‘Missão: Impossível’ e ‘Lilo & Stitch’ impulsionam um novo recorde de bilheteria

Os lançamentos simultâneos de Lilo & Stitch, da Disney, e Missão: Impossível — O Acerto Final, da Paramount, elevaram as vendas de ingressos nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá para US$ 260,8 milhões até domingo, estabelecendo um recorde de bilheteria para o fim de semana do feriado do Memorial Day [em homenagem aos veteranos de guerra dos EUA, e que acontece na segunda (26)].

Lilo & Stitch, um remake em live-action da animação de 2002 sobre uma garota havaiana e seu bichinho extraterrestre em forma de cachorro, chamado Stitch — tão travesso quanto adorável — conquistou o primeiro lugar com US$ 145,5 milhões em vendas de ingressos, segundo a Comscore. Missão: Impossível, que traz Tom Cruise de volta ao papel do agente secreto Ethan Hunt, ficou em segundo lugar, com US$ 63 milhões em bilheteria.

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Os dois filmes — uma comédia e um filme de ação, ambos baseados em franquias existentes — atraíram um público diverso. Segundo os estúdios, 64% da audiência de Lilo & Stitch era feminina, enquanto Missão: Impossível teve 62% de público masculino. O filme de Cruise, classificado como PG-13, teve 95% da audiência composta por maiores de 18 anos. Já Lilo & Stitch atraiu um público mais jovem.

Embora os cinemas tenham enfrentado dificuldades diante da crescente concorrência das plataformas de streaming, os resultados mostram que os filmes certos ainda conseguem levar grandes públicos às salas. Lilo & Stitch registrou a maior estreia da história no fim de semana de Memorial Day, enquanto o oitavo Missão: Impossível teve o maior fim de semana de abertura da franquia.

O recorde anterior para o Memorial Day havia sido estabelecido em 2013, segundo a Comscore.

A franquia Stitch se tornou um verdadeiro fenômeno comercial da Disney nos últimos anos. Segundo a empresa, foram vendidos cerca de US$ 2,6 bilhões em produtos licenciados de Lilo & Stitch no último ano fiscal — um salto significativo em relação aos US$ 200 milhões de cinco anos atrás.

Hoje, a marca está entre as dez mais vendidas da Disney e impulsionou uma base de fãs ampla na internet. Um grupo no Facebook chamado Stitch Lovers tem mais de 723 mil membros ao redor do mundo que compartilham fotos de produtos — de ventiladores de mesa em formato do personagem a tênis de couro de US$ 90 com Stitch mordendo o logo da Nike.

A Paramount investiu pesado na promoção do novo Missão: Impossível, com estreias em Seul, Tóquio, Cannes, Londres e Nova York. Tom Cruise também compareceu a sessões no Texas para interagir com os fãs. A franquia já arrecadou mais de US$ 4 bilhões nas bilheteiras mundiais desde o lançamento do primeiro filme em 1996.

“Essa estreia é uma conquista notável, e acredito que o filme ainda tem muito fôlego pela frente — é animador ver que 41% do público tem entre 18 e 34 anos, o que mostra que é um filme para todos”, disse Chris Aronson, presidente de distribuição teatral doméstica da Paramount, em entrevista.

O novo longa é uma continuação de Missão: Impossível — Acerto de Contas, lançado em julho de 2023, quando enfrentou a concorrência do fenômeno “Barbenheimer”, com os lançamentos simultâneos de Barbie, da Warner, e Oppenheimer, da Universal. Embora Acerto de Contas tenha arrecadado US$ 571,1 milhões mundialmente, o lançamento antecipado de O Acerto Final marca o início da temporada de verão nos cinemas, o que deve impulsionar as vendas, segundo Andrew Goldman, professor adjunto da Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York.

Lilo & Stitch tem uma duração curta, de 90 minutos — uma hora a menos que o filme de Cruise —, o que permite mais sessões por dia, segundo Goldman.

Por Thomas Buckley

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