Cão-robô, assistente com ChatGPT e mais: veja inovações do Smart City Expo 2025

Foi iniciada nesta terça-feira o Smart City Expo 2025, evento realizado em Curitiba (PR) para mostrar soluções de mobilidade urbana e cidades do futuro. Entre novidades em temas como segurança pública e inteligência artificial (IA), os robôs roubaram a cena. 

  • 6 robôs aspiradores curiosos apresentados na CES 2025
  • O que podemos esperar da tecnologia nos próximos 50 anos?

Um dos robôs que mais chamou a atenção tem um formato de cachorro, e é capaz até de reproduzir os movimentos dos bichinhos, como caminhar e agachar. Ele pode ser considerado como uma versão menos ameaçadora do Thermonator, o cão-robô apresentado no ano passado com um lança-chamas embutido. 

  • 📱 As melhores promoções estão no WhatsApp do CT Ofertas

Já a 7LAN, companhia nacional especializada em soluções inteligentes, mostrou três opções de robôs para facilitar o dia a dia de instituições públicas e privadas. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cão-robô - Smart Expo 2025
Cão-robô chamou a atenção (Vinicius Moschen/Canaltech)
Cão-robô - Smart Expo 2025
Cachorrinho também deita (Vinicius Moschen/Canaltech)
Robô para monitoramento - Smart Expo 2025
Robô de monitoramento trabalha com câmeras frontais (Vinicius Moschen/Canaltech)
Robôs na Smart Expo 2025
Evento ocorre entre os dias 25 e 27 de março (Vinicius Moschen/Canaltech)
Robôs assistentes na Smart Expo 2025
Assistentes podem usar ChatGPT para interagir (Vinicius Moschen/Canaltech)

Um dos robôs serve para facilitar serviços em hospitais e outros locais de acesso público. Fabricado na China, ele tem uma tela que gira e faz o reconhecimento facial de quem está em volta, e pode responder a conversações por meio dos modelos de linguagem do ChatGPT. 

Outros robôs apresentados pela companhia incluem uma solução com estrutura mais alta e fina, para servir como um verdadeiro guia para quem está perdido dentro de um prédio, entre outras situações semelhantes. Com uma câmera frontal integrada, ele também pode ser usado em chamadas de vídeo.

Além disso, um terceiro robô tem estrutura mais baixa e robusta, para realizar o monitoramento de ambientes por meio de duas câmeras frontais. Como confirma Ricardo Klein, representante da empresa, os robôs são personalizados de acordo com as necessidades, e seus preços podem chegar a R$ 180 mil. 

Drones e segurança pública em foco 

Outros pontos centrais da Smart City Expo incluem a segurança pública, que está cada vez mais inteligente. O uso de drones e câmeras de alta resolução tem sido mais frequente, também com funcionalidades associadas à IA.

Um drone industrial da Dahua, por exemplo, tem grandes dimensões e peso de 10 kg, e pode ser aplicado em diversas aplicações, como o monitoramento de trânsito. Ele pode funcionar de forma integrada a um sistema complexo, com software capaz de identificar informações com alto nível de especificidade. 

Como explicado por Diogo Anversa, Gerente de Soluções da companhia, o sistema é capaz de pesquisar dados de carros que tenham passado frequentemente em determinado local. Além disso, é possível filtrar por veículos que passem por uma região somente de noite, o que pode representar um risco. 

Drone na Smart Expo 2025
Grande drone pode servir para monitoramento de metrópoles (Vinicius Moschen/Canaltech)
Drone na Smart Expo 2025
Controle remoto funciona a uma distância de até um quilômetro (Vinicius Moschen/Canaltech)
Drone na Smart Expo 2025
Câmeras integradas têm alta resolução (Vinicius Moschen/Canaltech)
Sistema de monitoramento de trânsito
Sistema pode identificar infrações nos detalhes (Vinicius Moschen/Canaltech)

Outra possibilidade é encontrar casos de motociclistas que trafegam sem capacete, com alto risco para a integridade física. Para a cidade, a identificação também se torna uma vantagem, já que o custo “é menor que o de uma pessoa no hospital”, como destacou Anversa.

O Smart City Expo terá suas exposições até o dia 27 de março, em Curitiba (PR). A entrada para a feira é gratuita, mediante cadastro e doação de 1 kg de alimento não perecível. 

Leia mais no Canaltech:

  • Leis mais duras contra o roubo de celulares estão a caminho
  • Robôs skatistas roubam a cena em novo vídeo; confira
  • Conheça a Digital Media City, uma “cidade do futuro” que fica na Coreia do Sul

Por que o seu computador quer saber se você é um robô? Entenda no vídeo abaixo:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.