Usar o Windows 11 sem conta da Microsoft vai ficar mais difícil; entenda

Uma nova versão experimental do Windows 11 removeu um script para garantir que todos os usuários passem pela configuração inicial do sistema obrigatoriamente com uma conexão à internet e uma conta da Microsoft

  • Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
  • Como deixar o PC mais rápido | 7 dicas

A medida dificulta as tentativas de acessar o SO sem ter uma conta logada — alguns processos de instalação tinham truques para configurar o PC apenas com uma conta local, sem vínculo com os servidores da MS, mas isso fica mais complicado com a atualização. 

O que muda na configuração inicial

A versão 26200.5516 do Windows 11 Insider Preview removeu o script bypassnro.cmd com o objetivo de “aumentar a segurança e a experiência” do SO, informou a Microsoft em nota. A medida exige que o usuário acesse a internet durante a configuração inicial do Windows e faça login com um perfil da Microsoft para concluir todas as etapas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vale destacar que isso é uma exigência para a instalação do Windows 11 Home desde o seu lançamento em 2021, mas alguns métodos alternativos via dispositivo USB conseguiam “driblar” a regra e configurar a máquina de forma offline. O novo ajuste já é válido na versão Insider do Windows, liberada apenas para testadores, e ainda não tem previsão de chegada na versão final do SO.

Instalação do Windows requer uma conta da Microsoft (Imagem: Marcelo Salvatico/Canaltech)

Mais novidades em testes no Windows

A build 26200.5516 traz novos recursos de IA para os computadores compatíveis — os chamados Copilot+ AI PCs, equipados com Unidade de Processamento Neural (NPU) para otimizar as tarefas com a tecnologia.

Uma delas é a Busca Semântica Local, que permite localizar itens sem digitar o nome específico de cada um deles. É possível usar termos como “paisagem” ou “planilha de orçamento” para localizar arquivos salvos com outros nomes, ou até executar ações como “mudar o tema”.

Além disso, a nova versão de testes do sistema tem uma opção para trazer o histórico recente de transcrições do aplicativo Narrador.

Leia também:

  • 7 recursos mais interessantes do Microsoft PowerToys
  • 5 dicas essenciais para migrar do Windows 10 para o Windows 11 sem problemas
  • Como Campo Minado e Paciência ensinaram a usar mouse no Windows

VÍDEO: a importância do ecossistema na hora de escolher um celular

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.