Microsoft removerá brecha para forçar usuários a criar conta para instalar o Windows 11

Segundo informações sobre da Build 26200.5516 prévia do Windows, a Microsoft removerá o script “bypassnro.cmd” para “melhorar” a segurança e a experiência do usuário no sistema operacional. Com essa atualização, os usuários serão obrigados a usar internet e uma conta Microsoft para instalar o Windows 11.

Desde o lançamento do Windows 11, a empresa já exigia pré-requisitos rigorosos de hardware, como o TPM 2.0 e o Secure Boot, para instalação do sistema. Posteriormente, com a versão 22H2, também tornou obrigatório ter conexão com a internet e uma conta Microsoft.

As mudanças não foram bem recebidas por muitos, e o script “bypassnro.cmd” surgiu como uma solução que permitia a instalação do sistema com uma conta local, sem necessidade de conexão à internet. No entanto, devido a preocupações de segurança, essa brecha será removida na próxima versão estável.

Os computadores com Windows 11 já configurados sem uma conta da Microsoft não serão afetados. Ao menos, por hora. A alteração afetará apenas a experiência de instalação e configuração do Windows 11, onde o sistema operacional requer uma conexão com a Internet e uma conta da Microsoft para progredir.

Notícias Relacionadas:

  • Explorador de Arquivos do Windows 11 vai descompactar arquivos ZIP mais rápido
  • Update KB5053656 do Windows 11 24H2 melhora pesquisa em Copilot+ PCs
  • Tela Azul do Windows pode virar Tela Preta com novo design

Alternativas

Créditos: Peakpx.

Usuários já criticaram a decisão, especialmente por questões de privacidade para usuários que preferem instalar o sistema sem acesso à internet. Apesar disso, ainda existem algumas alternativas sendo compartilhadas em redes sociais, como ajustes no registro do sistema.

Entre as maneiras de contornar é possível incluir a configuração de uma instalação unattend.xml. A alternativa ignora a fase de configuração, mas isso requer muito mais trabalho e inclui a criação de uma nova imagem de instalação do Windows do zero.

Também é possível adicionar manualmente o comando bypassnro ao sistema digitando o seguinte em um prompt de comando:

“reg add HKLMSOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionOOBE /v BypassNRO /t REG_DWORD /d 1 /f shutdown /r /t 0”.

Provavelmente, no entanto, a Microsoft irá remover o valor do registro que permite que o comando funcione.

Uma possível alternativa ainda é que a Microsoft recue da decisão, assim como recuou da obrigatoriedade do TPM 2.0 para instalar o Windows 11.

Outros Sistemas

Créditos: SteamOS

Com as mudanças e requisitos do Windows 11, alguns usuários estão optando por sistemas operacionais baseados em Linux. O iminente lançamento do SteamOS para desktops pode impactar negativamente a participação de mercado do Windows 11, pois sistemas como o SteamOS 3.8 têm se mostrado mais eficientes e livres de bloatware.

Outra questão é que o SteamOS poderá ser uma alternativa para os usuários que ficam com o Windows para terem acesso aos jogos, mas não se importariam de usar um sistema Linux. O próprio SteamOS é baseado em Linux.

A questão dos jogos também é motivo para a não adoção de MACs por alguns usuários e no qual a Apple está trabalhando.

Há outros motivos pelos quais os usuários usam o Windows, é fato. Porém, considerando que 96% dos usuários da Steam utilizam Windows 11 ou 10, a questão fica em aberto de quantos não ficarão interessadas em migrar conforme o descontentamento com a empresa aumentar.

Fonte: Windows.

Conteúdo Relacionado
Microsoft revela DirectX Raytracing 1.2 e promete ‘melhorias de desempenho inovadoras’

Grandes melhorias!

Microsoft revela DirectX Raytracing 1.2 e promete ‘melhorias de desempenho inovadoras’

Adicionar aos favoritos o Link permanente.