Empresa responsável por show de Taylor Swift é condenada a indenizar influenciador digital


Apresentação do dia 18 de novembro de 2023 foi adiada e remarcada para o dia 20 do mesmo mês. Na data, o fã não poderia comparecer. Além disso, ele alegou que desenvolveu transtornos mentais por conta do estresse gerado pelo evento. Johnata Marlon, fã de Taylor Swift
Arquivo pessoal
O criador de conteúdo Johnata Marlon, de 26 anos, será indenizado em R$ 5 mil pela empresa TF4, organizadora da The Eras Tour no Brasil da Taylor Swift, após cancelamento de show da cantora sem aviso prévio.
A apresentação, inicialmente marcada para 18 de novembro de 2023, foi adiada e remarcada para o dia 20 do mesmo mês, em função de calor extremo.
Em entrevista ao g1, o influenciador contou que desenvolveu crises de pânico ainda dentro do estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
“Quando o cancelamento foi anunciado, foi uma loucura. Era gente gritando, gente chorando. Na saída, parecia que a gente ia morrer esmagado. Custaram a abrir o portão. Fiquei desesperado e tive uma crise de pânico”, disse.
Ainda, segundo Johnata as crises continuaram depois que ele retornou para Belo Horizonte e, durante meses, precisou fazer tratamento médico e tomar remédios.
LEIA MAIS:
Fã que morreu em show de Taylor Swift tinha 23 anos e sonhava em conhecer a cantora
Taylor Swift agradece por homenagem no Cristo e diz a fãs no Rio: ‘Meu ‘wildest dream”
“Estava trabalhando, quando comecei a sentir um calor muito forte. Tive convulsão e fui levado para hospital, onde me diagnosticaram com síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e estresse pós-traumático. Desde então, estou medicado e tenho várias sequelas. Por exemplo, hoje em dia, minhas mãos são fracas, tenho boca seca e pânico de lugar fechado”, contou.
Show da Taylor Swift: momento em apresentação da cantora é adiada
Para a defesa de Johnata, além dos anos morais gerados, houve falhas na prestação de serviço, já que o cancelamento do show foi feito em menos de uma hora do início, e também na logística do evento, como “a cobrança abusiva por garrafas de água, colocando em risco a integridade física do público”.
“A justificativa de ‘condições meteorológicas adversas’ não se sustenta. A empresa tinha total condição de cancelar o evento antes que os fãs se deslocassem ao local, evitando o transtorno, principalmente levando em conta o falecimento de uma fã no show do dia anterior”, informou a advogada Lavínia Paraíso.
O g1 entrou em contato com a empresa T4F, organizadora do evento, e aguarda retorno.
Morte em show
Exaustão térmica: entenda o que causou morte de fã de Taylor Swift em show
Durante o primeiro show da The Eras Tour no Brasil, no dia 17 de novembro de 2023, uma fã da cantora pop morreu. Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, viajou de Mato Grosso ao Rio para ver o show. Segundo uma amiga, ela passou mal ainda no começo da apresentação.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que Ana teve uma parada cardiorrespiratória. Na época, a T4F, organizadora do show, afirmou que ela foi prontamente socorrida e levada ao hospital depois.
Laudo apontou que fã de Taylor Swift teve exaustão térmica causada pelo calor. A morte ocorreu em um dia marcado pelas altas temperaturas no Rio de Janeiro, e por críticas de fãs à organização do evento por impedir o acesso do público com garrafas d’água.
A própria cantora chegou a pausar o show para pedir ajuda para os fãs após perceber que pessoas passavam mal na plateia.
Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, cursava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso
Reprodução/Instagram
O que disse a TF4 à época
“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem [sexta, 17], Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos.”
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.