Atualização de BIOs da ASUS suporta GeForce RTX 5080 ROG ASTRAL a 450W de TGP

A ASUS disponibilizou uma atualização de BIOS que altera o limite de potência no ROG ASTRAL. A nova BIOS é datada de 14 de março e eleva o TGP máximo para 450W. Isso significa que, embora a RTX 5080 geralmente tenha um limite padrão de 360W, os usuários agora podem ajustar esse limite ainda mais, chegando a 450W.

A ROG ASTRAL RTX 5080 se destaca como uma das placas RTX 5080 mais poderosas do mercado. Esse modelo foi lançado com um consumo padrão de 400W, superior ao de qualquer outro RTX 5080 disponível. No entanto, diferentemente de outras versões, essa placa não podia ser modificada para suportar um limite de potência ainda maior.

Notícias Relacionadas:

  • RTX 5080 da Cooler Master aparece em imagens com perfil quad-slot e fans modulares
  • CPUs AMD aumentam sua popularidade em 16,6% no CPU-Z, mas Intel continua na frente
  • GeForce Now adiciona 8 jogos e revela games de abril; veja lista

Comparação de Overclocking

Créditos: TechPowerUp.

Anteriormente não havia opção de alterar o limite de potência. No entanto, já existiam placas que suportavam 450W, como a RTX 5080 GAMING da Gigabyte. Apesar do limite desbloqueado da Gigabyte, equiparado ao nível de potência da RTX 4090, os ganhos de desempenho chegaram a apenas um aumento de 2% com 90W adicionais.

Em outras palavras, mesmo com a possibilidade de elevar o TGP da ROG ASTRAL RTX 5080, pode não haver um motivo forte para aumentar o consumo de energia, dados os ganhos limitados de desempenho.

O overclocking funciona basicamente da mesma forma que nas placas de vídeo NVIDIA GeForce anteriores. Porém, com a série Blackwell, a NVIDIA removeu o sensor “Hot Spot”, mas o usuário ainda tem acesso a “Temperatura da GPU” e a “Temperatura da memória” pelo sistema.

Sobre o Hot Spot

Créditos: NVIDIA.

Sempre houve um certo drama em torno do Hot Spot. Contudo, a retirada dele pela NVIDIA dificulta diagnosticar um cooler ou waterblock desalinhado. O problema se agrava com o receio em torno dos conectores das RTX 50 derreterem. Porém, a NVIDIA prometeu que o problema foi resolvido e que não irá se repetir mesmo com as placas da série 50 puxando 575W.

O Hot Spot não era um único sensor, mas um método de relatar a temperatura mais alta em toda a matriz da GPU e múltiplos sensores. É possível que o recurso retorne de alguma forma no futuro, mas, por enquanto, não há como acessar esses dados através da API da NVIDIA.

A NVIDIA está investindo pesado na série Blackwell, com a produção de chips seguindo a todo vapor desde o ano passado. Infelizmente, para a empresa, a oferta foi bem abaixo da demanda com placas se esgotando em vários lugares.

Fonte: ASUS.

Conteúdo Relacionado
NVIDIA afirma que Switch 2 tem 10 vezes o potencial gráfico do antecessor

Vendendo o peixe

NVIDIA afirma que Switch 2 tem 10 vezes o potencial gráfico do antecessor

Adicionar aos favoritos o Link permanente.