Fram2 | Missão da SpaceX volta à Terra e pousa pela 1ª vez em novo local

A tripulação da missão Fram2 voltou à Terra na sexta-feira (4). Os quatro membros desceram às águas do oceano Pacífico, no litoral da Califórnia, após passar quase quatro dias naquela que foi a primeira missão espacial tripulada em uma órbita polar

  • SpaceX revela as primeiras imagens dos polos da Terra a bordo da Crew Dragon
  • Como os astronautas voltam à Terra após missões espaciais?

O bilionário Chun Wang financiou a missão e serviu como seu comandante. Ele estava acompanhado pela norueguesa Jannicke Mikkelsen, pela alemã Rabea Rogge e por Eric Philips, da Austrália. Eles foram o comandante, piloto e especialista da missão, respectivamente. 

A missão foi lançada na segunda-feira (31), levando os quatro viajantes em seu primeiro voo espacial. Eles seguiram em uma trajetória que os levou de norte a sul na órbita da Terra, viajando a cerca de 430 km de altitude

Durante a missão, eles conseguiram observar os polos do nosso planeta em uma perspectiva única e jamais vista por nenhum astronauta. Além disso, o quarteto conduziu 22 experimentos científicos, que incluíram o primeiro raio X em um humano feito no espaço e a análise do cultivo de cogumelos na microgravidade.

Esta foi a primeira missão da SpaceX que desceu às águas do Pacífico. Até então, as cápsulas da empresa pousavam no litoral da Flórida, mas a empresa aeroespacial de Elon Musk mudou os planos como uma medida de segurança: a ideia é reduzir as chances de partes da cápsula Crew Dragon que sobrevivam à reentrada acabem atingindo pessoas ou propriedades.

Leia também:

  • Foguete da SpaceX cria show de luzes no céu; veja fotos 
  • SpaceX 20 anos: como a empresa de Elon Musk transformou a indústria espacial

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.