IBM lança novo mainframe construído sob medida para explorar IA

Agora é oficial: IBM lança novo mainframe construído sob medida para explorar inteligência artificial (IA). A mais recente versão da companhia, o IBM z17, foi criado para impulsionar a adoção de IA em escala empresarial.

Trata-se de um sistema alimentado pelo processador IBM Telum II, totalmente criptografado e otimizado para mais de 250 aplicações de inteligência artificial — desde agentes automatizados até modelos generativos.

Os mainframes são a espinha dorsal de 71% das empresas Fortune 500, segundo fontes internas, apesar de serem uma tecnologia consolidada. O segmento foi avaliado em US$ 5,3 bilhões em 2024, de acordo com a consultoria Market Research Future.

O z17 consegue processar cerca de 450 bilhões de operações de inferência por dia, representando um salto de 50% em relação ao modelo anterior, o z16 — lançado originalmente em 2022, com o primeiro chip Telum.

Leia mais

  • Intel Gaudi 3 estreia na IBM Cloud e supera GPUs H100 e H200 da NVIDIA em testes iniciais
  • IBM vai fechar filial de pesquisa e desenvolvimento na China
  • IBM conclui aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões

Após alguns anos, IBM lança novo mainframe construído sob medida para explorar IA

A IBM ressalta que tudo foi projetado tendo em mente a integração total com outros hardwares, softwares e ferramentas de código aberto.

Tina Tarquinio, vice-presidente de gerenciamento de produtos e design da IBM Z, revelou durante uma entrevista para a mídia internacional que o z17 esteve em desenvolvimento ao longo de 5 (cinco) anos, antes do boom de IA iniciado pelo ChatGPT, em meados de 2022.

Foram investidas mais de 2.000 horas de pesquisa na coleta do feedback de 100 clientes durante o desenvolvimento.

Tina concluiu: “É fascinante ver como, cinco anos depois, as demandas deles se alinham com a direção que o mercado tomou”.

O IBM foi construído tendo em mente a flexibilidade necessária para a evolução no mercado de IA. O mainframe suportará 48 chips aceleradores Spyre AI no lançamento, com planos de aumentar para 96 chips aceleradores em 12 meses.

A vice-presidente de gerenciamento de produtos e design explicou: “Estamos intencionalmente criando margem para crescimento (…) À medida que novos modelos surgirem, garantiremos capacidade para sistemas maiores e mais complexos — talvez com maior necessidade de memória local. Sabemos que a abordagem vai mudar, e estamos preparados.”

Ao solicitarem que a executiva escolhesse uma característica favorita do z17, ela brincou que “é como eleger um filho preferido”. Contudo, achou válido ressaltar o ganho em eficiência energética.

O IBM z17 estará disponível a partir de 8 de junho. A ideia do projeto será reforçar a aposta da gigante da tecnologia em um futuro da computação empresarial orientado por recursos poderosos de inteligência artificial.

E aí? O que achou das novidades? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!

Fonte: techcrunch

Conteúdo Relacionado
IBM SSD

Proteção ligeira

SSD com segurança por IA é anunciado pela IBM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.