Após fortes chuvas, nível de riacho sobe e água inunda comunidade inteira no Ceará; VÍDEO


Moradores de Guaiúba acordaram com a água invadindo as casas e com forte correnteza nas ruas. Algumas pessoas perderam móveis, alimentos e até animais. Após fortes chuvas, comunidade inteira fica inundada no Ceará
Após intensas chuvas na madrugada desta segunda-feira (21), uma comunidade inteira ficou inundada na cidade de Guaiúba, interior do Ceará. Os moradores do Bairro Pinheiro acordaram com a água invadindo as casas e com forte correnteza nas ruas. Algumas pessoas perderam móveis, alimentos e até animais de estimação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Neste domingo (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para 141 cidades do Ceará. Guaiúba era uma delas. Esse alerta significa “perigo”, pois há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
LEIA TAMBÉM:
Autoridades da política e da igreja no Ceará lamentam a morte de papa Francisco
Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 100 cidades do Ceará
A região da cidade afetada é cercada por um riacho intitulado como “Cachimbo”. Na chuva da madrugada, o nível da água do riacho aumentou cerca de um metro. Moradores relataram que, em certos pontos, a água ficou na altura do pescoço.
Moradores perdem móveis e objetos pessoais durante temporal
Reprodução/TV Verdes Mares
Na rua 1° de Maio, 21 famílias ficaram prejudicadas. A moradora Lívia conta ter perdido móveis como cama, sofá, geladeira e mais. “Essa situação é bem desagradável, porque muitos moradores fazem de tudo para comprar seus móveis”, lamentou em entrevista à TV Verdes Mares.
Outra moradora, a Luana, tem um comércio na região. Ela perdeu diversos produtos que estavam prateleiras. Até galinhas e patos que Luana criava morreram durante a inundação. “Perdi tudo no comércio, perdi as coisas dentro de casas: micro-ondas, máquina de lavar, TV, guarda-roupa, tudo.”
Veja como ficou comunidade de Guaiúba após temporal
Reprodução/TV Verdes Mares
A Defesa Civil foi acionada ao local e acompanhou o caso. O titular da pasta de Assistência Social de Guaiúba também esteve na região realizando levantamentos para entender a necessidade da população.
“Não tem risco de desabamento de nenhuma casa, nem teve nenhuma vítima. O nível já baixou, já está controlado e a gente está nessa parte de levantamento de danos materiais”, disse Itamar Gulherme da Silva, coordenador da Defesa Civil de Guaiúba.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.