Intel detalha Frisco Lake, 2ª geração de seus chips automotivos baseada em Panther Lake

A Intel apresentou novidades sobre sua próxima geração de chips automotivos na Auto Shanghai 2025. A empresa foi ao evento falar de seus processadores Frisco Lake, a segunda geração de seus SoCs do tipo SDV. Não foram divulgados muitos detalhes sobre a nova linha, além das promessas de melhorias, mas já circulam na internet mais informações.

Os chips Frisco Lake vão trazer a arquitetura Xe3 de GPUs, também conhecida como Celestial. A Intel informa que os processadores vão trabalhar usando TDP entre 20 e 65W, mas não fala ainda de configurações de núcleos, ou quantos SKUs veremos. Em vez disso, a companhia alega:

  • Até 10 vezes mais performance para IA generativa e multimodal
  • Até 3 vezes mais performance gráfica para experiência de interface humana (HMI) mais complexas
  • 12 pistas para input de câmeras e processamento de imagens
Intel revela processadores Frisco Lake
Fonte: 3elife

Chama a atenção a presença da GPU integrada baseada em Xe3, que deve fazer sua estreia em processadores Panther Lake antes do fim deste ano, com produção em massa em 2026. A Intel não confirma, mas o famoso “insider” Harukaze5719 conseguiu averiguar que Frisco Lake se baseia na IP de Panther Lake através de patches do kernel. E não foi só isso que ele encontrou.

Intel fala de Frisco Lake, internet já encontra os Grizzly Lake

Enquanto a Intel se prepara para a estreia da 2ª geração de seus processadores automotivos, a Frisco Lake, a internet já encontrou evidências da 3ª, supostamente chamada Grizzly Lake.

Vazamento de Grizzly Lake
Fonte: 3elife

Harukaze5719 compartilhou informações da 3elife, que afirma ter visto um roadmap da empresa detalhando o que vem depois de Frisco. Os Grizzly Lake seriam baseados na IP de Nova Lake, trazendo para os carros SoCs de até 32 núcleos, com GPU Xe não especificada de até 7TFLOPS de performance.

Notícias relacionadas:

  • É oficial: Panther Lake para clientes, Intel Core Ultra 300, chega em 2026
  • Advanced Low Power Island: o que é e como funciona a arquitetura de baixo consumo da Intel
  • Intel otimizará GPUs Arc combinadas com CPUs de gerações antigas

Segundo o site, a Intel planeja começar a produção dos Grizzly Lake no primeiro semestre de 2027, então devemos ver mais vazamentos até lá.

Via: WCCFTech

Adicionar aos favoritos o Link permanente.