Google teria desistido das memórias HBM3E da Samsung, em favor da Micron

A geração HBM3E de memórias de alta performance parece estar próxima de se perder para a Samsung. Relatos não oficiais da última semana apontam que, enquanto não consegue validar seus componentes com a NVIDIA, a empresa sul-coreana perdeu outra importante cliente, a Google.

As informações vêm do DigiTimes, e devem ser tratadas como rumores. A publicação teria conseguido uma informação através de uma comunicação entre Google e MediaTek. Acontece que a gigante das buscas desenvolve aceleradores próprios para IA, que ela chama de TPUs.

Recentemente a companhia apresentou o Ironwood, geração mais recente de seus aceleradores. Assim, seu próximo chip já está em desenvolvimento, em parceria com a MediaTek, e a Google teria informado sobre mudanças na cadeia de suprimentos para encomendar HBM3E da Micron, em vez da Samsung.

Há tempos a Samsung busca uma validação com a NVIDIA para suas memórias HBM3E, e agora essa dificuldade parece começar a afetar a credibilidade de seus componentes com suas outras clientes também. Enquanto isso, Micron e SK Hynix estão sempre prontas para aproveitar as oportunidades e tirar mais contratos de sua rival.

Atrito entre EUA e China pode ter acabado com última esperança da Samsung em HBM3E

Para piorar a situação da Samsung, as sanções cada vez mais agressivas entre EUA e China podem ter “matado” de vez as chances da empresa de emplacar algumas encomendas de HBM3E com a NVIDIA.

Aceleradores H20 da NVIDIA
Fonte: NVIDIA

A NVIDIA teria manifestado interesse em usar as memórias em seus chips H20, que são versões menos poderosas de seus aceleradores profissionais para IA, para que pudessem ser exportados para a China. Agora até esses componentes foram banidos, acabando com o que poderia ter sido a última chance da Samsung com a NVIDIA – a menos que algum avanço surpreendente seja conquistado em suas HBM3E nas próximas semanas.

Notícias relacionadas:

  • CEO da NVIDIA diz que processo HBM da Samsung não é confiável
  • Micron e Samsung disputam pela atenção da NVIDIA em memórias HBM3E
  • Huawei apresenta Ascend 920 AI, aproveitando bloqueio das NVIDIA H20

Enquanto isso, tecnologias mais estabelecidas como HBM2 e HBM2E, onde a Samsung já dominou o mercado, agora enfrentam concorrência de empresas chinesas. O segmento de memórias de alta performance parece cada vez mais difícil para a gigante da Coreia do Sul.

Via: WCCFTech

Adicionar aos favoritos o Link permanente.