O Melhor Uísque do Mundo Segundo a London Spirits Competition de 2025

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

A London Spirits Competition (LSC), competição internacional de bebidas destiladas realizada anualmente em Londres, que avalia e premia destilados do mundo todo, chega a sua 8ª edição em 2025. É uma verdadeira novata em comparação a alguns dos nomes mais tradicionais nesse setor. Ainda assim, já está causando impacto na indústria, e sua missão única é apontada como uma das principais razões para isso.

A LSC destaca marcas de destilados, como uísques, vodcas, gins, runs, tequilas, entre outros, que os consumidores realmente querem comprar. Para isso, o respeitado painel de jurados da competição degusta as bebidas inscritas e as avaliam com base na aparência, valor e potencial de mercado — além da qualidade do produto em si.

Aquelas que levam o prêmio principal não interessam apenas ao consumidor final. Bares, restaurantes e lojas especializadas também devem prestar atenção. Afinal, esses são considerados produtos que têm alta rotatividade no mercado.

Com isso em mente, não é surpresa que a maior nota do mundo tenha ido para o WL Weller Antique 107, produzido pela Buffalo Trace Distillery, uma das destilarias mais antigas e prestigiadas dos Estados Unidos. O orgulho de Kentucky, considerado o coração do bourbon, tem sido amplamente reverenciado por consumidores e por críticos durante a maior parte do século 21.

Durante boa parte desse tempo, o WL Weller Antique 107 também tem sido amplamente reconhecido como uma das ofertas mais consistentes e brilhantes da destilaria. Os jurados da London Spirits Competition deste ano concordam com essa avaliação. Eles concederam ao rótulo impressionantes 99 pontos de 100 possíveis — uma nota alta o suficiente para torná-lo não apenas o uísque do ano, mas o destilado do ano em termos de qualidade geral.

Este bourbon clássico feito com trigo é, às vezes, chamado simplesmente de OWA (Old Weller Antique). Como o nome indica, ele é engarrafado com graduação alcoólica de 107 proof (53,5% ABV). Mas é somente durante a degustação que se percebe o quão equilibrado e complexo esse uísque é. Seu aroma é profundo, sustentado por notas de casca de cássia e alcaçuz.

E, embora o paladar apresente doçura com baunilha e açúcar queimado, essas notas açucaradas evoluem para traços herbáceos de folha de tabaco em um final prolongado. Antes de desaparecer completamente, um toque de fruta de cereja desidratada se espalha pela parte de trás da garganta. O OWA é um bourbon esplêndido e encorpado, que ainda pode ser encontrado por US$ 150 (R$ 853,5 na cotação atual) a garrafa.

Ainda que os uísques Van Winkle e a Antique Collection sejam os rótulos produzidos pela Buffalo Trace que geram maior entusiasmo, nenhum verdadeiro apreciador de bourbon ignora o Weller, uma das linhas de bourbons mais famosas da marca. Eles sabem há muito tempo que ele é feito com a mesma receita de Julian Proctor Van Winkle, destilador fundador da Van Winkle Distillery.

O nome também presta homenagem a William Larue Weller, a lenda do setor do século 19 que popularizou a produção de bourbons com trigo. Weller, inclusive, contratou Julian Proctor Van Winkle como seu vendedor pessoal de uísque, muito antes de o mundo conhecê-lo como “Pappy.”

Se existisse um Monte Rushmore, monumento em Dakota do Sul, nos EUA, famoso por exibir rostos esculpidos de quatro presidentes do país, do bourbon, o rosto de Weller certamente estaria esculpido nele.

O OWA talvez seja a expressão mais clássica da linha — um portfólio que passou por uma das maiores renovações do mundo do uísque, começando com um elegante redesenho em 2016. E nada disso passou despercebido pelos exigentes jurados da London Spirits Competition deste ano. Também não deveria passar despercebido por você na próxima vez que se deparar com uma garrafa do Antique 107 em uma prateleira. Todos deveríamos ter essa sorte.

* Brad Japhe é colaborador sênior da Forbes EUA, onde escreve sobre bebidas, como uísques e bourbons, além de cobrir bares e cultura gastronômica.

O post O Melhor Uísque do Mundo Segundo a London Spirits Competition de 2025 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.