Criador de Nier acha que IA vai acabar com desenvolvedores em 50 anos

Uma das figuras mais curiosas da indústria de games, Yoko Taro afirma acreditar que a inteligência artificial (IA) tem o potencial de substituir totalmente criadores de games. Ajudando na promoção do game The Hundred Line, o diretor criativo da série Nier explicou que sua profissão um dia vai se tornar algo desnecessário.

Eu também penso que a IA vai deixar todos os criadores de games desempregados”, afirmou ele à revista japonesa Famitsu. “Em 50 anos, os criadores de jogos podem ser tratados como bardos”, continuou. Ele também explicou que acredita que a IA vai ser capaz de produzir experiências geradas a partir da preferência pessoal de cada pessoa.

Criador de Nier acha que IA vai acabar com desenvolvedores em 50 anos
Foto: Divulgação/Square Enix

A IA vai determinar as preferências de usuários e gerará habilmente ramificações de rotas que eles gostariam de ler, e os recursos de recomendação continuarão a melhorar”, explicou o criador de Nier. No entanto, levando em consideração experimentos como aqueles feitos pela Microsoft com Quake 2, o profissional pode estar sendo excessivamente otimista em suas previsões.

Diretor de Nier está animado com as IAs

Durante a entrevista, Yoko Taro também explicou que acredita que vai chegar em um ponto no qual a IA vai deixar de simplesmente imitar o estilo artístico de criadores famosos. Nesse sentido, ele parece ignorar o fato de que a tecnologia generativa — a mais popular no momento — só trabalha derivando padrões sobre conteúdos pré-existentes que são “alimentados” para ela.

Criador de Nier acha que IA vai acabar com desenvolvedores em 50 anos
Foto: Divulgação/Square Enix

Conhecido principalmente pelo sucesso de Nier: Automata, Taro não trabalhou na criação de The Hundred Line – Last Defense Academy -, mas tem ajudado a divulgar o game. Ele é um trabalho de Kazutaka Kodaka e Kotaro Uchikoshi, dupla que fez fama ao produzir os títulos da série Danganronpa.

Enquanto isso, o desenvolvedor continua fazendo mistério sobre qual será seu novo grande projeto, que já está passando pelas etapas iniciais de criação. Relatos indicam que ele pode acabar voltando à série que o consagrou, agora que concluiu suas colaborações com a trilogia Voice of Cards da Square Enix.

Fonte: VGC

Conteúdo Relacionado
Square Enix processa site de fãs de Yoko Taro

Site vai fechar

Square Enix entra com ação judicial contra site de fãs de Yoko Taro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.