Confira as configurações otimizadas de The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered no PC

The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered chegou ao PC trazendo um trabalho visual totalmente reconstruído na Unreal Engine 5, mas mantendo a lógica de jogabilidade da versão original. Apesar dos avanços gráficos, o jogo apresenta desafios técnicos comuns aos projetos em UE5, como alto consumo de hardware e problemas de desempenho.

O canal especializado BenchmarKing publicou recentemente um guia sobre como configurar o jogo para maximizar a performance e reduzir travamentos comuns a jogos de mundo aberto nesse motor gráfico.

A seguir, listamos as melhores opções gráficas para obter uma experiência mais fluida, sem comprometer demais a qualidade visual.

Configurações otimizadas para melhor desempenho

Com base nos testes realizados pelo BenchMarking e exlorados no vídeo, as configurações recomendadas são:

  • Reflexos no Espaço de Tela: Ligado (Apesar de introduzir alguns artefatos visuais, manter esta opção ligada ajuda no desempenho geral, especialmente seos reflexos por Lumen forem desativados)
  • Qualidade de Distância de Visão: Média ou Alta
  • Qualidade de Efeitos: Média ou Alta
  • Qualidade de Folhagem: Média
  • Qualidade de Sombras: Média ou Alta
  • Qualidade de Iluminação Global: Alta
  • Qualidade de Textura: Baixa ou Média (Para GPUs de 8GB)
  • Qualidade de Reflexo: Alta
  • Pós-Processamento: Alto
  • Qualidade de Cabelo: Média
  • Qualidade de Tecido: Média
  • Lumen Hardware RT: Baixo
  • Lumen Software RT: Alto
  • Anti-Aliasing e Upscaling:
    • Para placas NVIDIA, é recomendado o uso do DLSS com override manual pelo aplicativo NVIDIA App para corrigir ruídos causados pela iluminação Lumen.
    • Para placas AMD, o FSR 3 deve ser utilizado, embora apresente pequenos rastros em partículas.

Além dessas configurações, o uso de tecnologias de reconstrução de imagem é praticamente obrigatório para atingir taxas de quadros estáveis, principalmente em resoluções como 1440p ou superiores.

  • Veja também: Sistema de progressão polêmico de Oblivion Remastered já tem mods para correção

Se você tem uma GPU de 8GB (Usando Texturas Baixas/Médias), tente forçar 16x Anisotropic Filtering através das configurações do driver para melhorar a clareza das texturas

Ajustes importantes para reduzir stuttering

Durante os testes realizados, foi possível identificar dois tipos principais de travamentos que afetam a experiência de jogo. O primeiro deles é o chamado “Shader Compilation Stuttering”.

O jogo realiza uma longa compilação de shaders logo na primeira inicialização, o que contribui para reduzir travamentos nas sessões seguintes. No entanto, é importante observar que reiniciar o jogo pode, inesperadamente, acionar uma nova compilação de shaders.

Por isso, vale a pena aguardar a conclusão completa da compilação antes de começar a jogar de fato.

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O segundo tipo observado é o “Traversal Stuttering”, que está relacionado ao carregamento e descarregamento de objetos conforme o jogador se movimenta pelo mapa.

Esse tipo de travamento ocorre, principalmente, devido à forma como o jogo gerencia a distância de visualização e a densidade de elementos como vegetação e construções.

Criadores de Skyblivion receberam chaves de Oblivion Remastered da Bethesda
Foto: Divulgação/Bethesda

Para minimizar esse problema, é melhor usar configurações mais moderadas, reduzindo especialmente a distância de renderização e ajustando a quantidade de detalhes ambientais.

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O suporte a NVIDIA Reflex também está presente, mas sua implementação apresenta problemas: há uma queda excessiva no uso da GPU e microstutters durante movimentos rápidos de câmera.

Oblivion Remastered exige muitos ajustes para um bom desempenho

Embora The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered ofereça um visual renovado e suporte moderno a técnicas de upscaling, seu desempenho nativo ainda exige bastante dos jogadores.

Mesmo placas intermediárias como a RTX 3060 Ti podem enfrentar dificuldades sem os ajustes corretos.

Imagem: BenchmarKing/Reprodução

Em resoluções como 1440p, com DLSS ativado no modo Qualidade e seguindo as configurações otimizadas acima, é possível ultrapassar a marca dos 60 FPS, mas com o Ray Tracing habilitado, o desempenho pode cair abaixo dos 50 FPS em áreas mais densas.

O jogo também está disponível para plataformas como Xbox Series X|S e PlayStation 5, mas a versão de PC permite ajustes mais finos que, se bem configurados, resultam em uma experiência bem interessante.

Fonte: BenchmarKing.

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