6 melhores reviravoltas em sagas da DC

Um dos aspectos mais marcantes da DC Comics são as grandes reviravoltas dentro de suas sagas. Seja uma aparição surpresa, uma revelação bombástica sobre algum dos super-heróis ou uma informação impactante que muda toda a nossa percepção, sempre há algo que tem o potencial de mudar toda a hierarquia de poder da editora.

  • 10 melhores quadrinhos de todos os tempos
  • 8 melhores realidades alternativas de Batman entre 2020 a 2025

Porém, temos de ressaltar que algumas foram tão importantes e criativas que não mudaram apenas a forma como os fãs liam as HQs, mas também a forma como a própria revista conta a história de seus heróis e vilões. E é justamente sobre estes grandes momentos que vamos relembrar por aqui.

Baseado no conteúdo do Screen Rant, nós do Canaltech trazemos quais foram as 6 melhores reviravoltas em sagas da DC em toda a sua história — sejam elas atuais, mais antigas ou que marcaram um momento muito importante das histórias em quadrinhos. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

6. Superman: Entre a Foice e o Martelo

Em Superman: Entre a Foice e o Martelo, vemos uma realidade alternativa onde o filho de Krypton não cai na pequena cidade de Smallville, no Texas (Estados Unidos). Sua nave aterrissa na União Soviética, com o jovem Kal-El crescendo com outros ideais  e se tornando outro tipo de herói.

Nessa saga, o embate entre ele e Lex Luthor acaba em uma derrota para o Superman. Porém, nem é este o ponto mais impactante. da história. Vemos em Superman: Entre a Foice e o Martelo #3 (2003) que o “vilão” se torna uma figura amada e querida pelo público e gera vários avanços para a humanidade: como a cura de diversas doenças e uma verdadeira jornada cósmica. 

Milhares de anos depois, seu descendente Jor-L está vendo a Terra (agora chamada de Krypton) passar por uma crise. Antes do planeta ser destruído, ele manda o seu filho não para outra galáxia, mas de volta ao tempo para ter uma vida plena. Assim, ele cria um loop temporal que ninguém esperava se formar ao fim da história. 

Imagem de Superman: Entre a Foice e o Martelo
A DC cria um loop temporal de forma genial na realidade alternativa (Imagem: Reprodução/DC Comics)

5. Ponto de Ignição

Barry Allen desperta em uma realidade onde tudo soa diferente. Sua mãe está viva, seu pai não foi preso e existe uma verdadeira guerra entre os atlantes e as amazonas. Clark Kent é mantido preso pelo Governo dos EUA e Thomas Wayne não morreu no beco em Gotham — mas sim o pequeno Bruce, o que levou o homem a se vestir como um morcego e transformou sua esposa no Coringa.

Novos heróis estão espalhados por todo o planeta e Barry só tem um palpite sobre o que está acontecendo: isso era outro plano do Flash Reverso. Porém, sem suas memórias, ele lutava para tentar compreender o que estava acontecendo e como eles pararam em um mundo tão diferente daquele que conhecia.

Para a surpresa de todos, ele descobre em Flashpoint #5 (2011) quem fez besteira na linha do tempo e mudou tudo não foi o Flash Reverso. Foi o próprio Flash, que desejou voltar no tempo para salvar a sua mãe da morte. Ele até tenta corrigir o erro que cometeu, mas nada voltou a ser como antes e ele acaba gerando a linha do tempo conhecida como “Os Novos 52”. 

Imagem de Flashpoint
Em Flashpoint, o vilão não está errado (Imagem: Reprodução/DC Comics)

4. Universo DC: Renascimento 

A HQ Universo DC: Renascimento #1 (2016) mostra que Wally West continua perdido na Força da Aceleração e tenta escapar a todo custo. Com um esforcinho extra, ele consegue entrar em contato com o Batman, mas o que veio depois virou um verdadeiro choque para os fãs.

Após o encontro, Bruce encontra em sua Batcaverna um bottom amarelo com o clássico emoji do sorriso. A referência até poderia passar despercebida se não fosse uma mancha de sangue pintada em sua parte superior esquerda. Aquilo era um sinal de que o mundo de Watchmen estava entre os leitores, o que levou muitos a loucura.

O acessório do Comediante foi apenas o início de uma longa jornada, que depois continuou com um crossover entre Flash e o Batman e desencadeou no evento O Relógio do Juízo Final: HQ onde os personagens dos dois universos se unem de forma definitiva. 

Imagem de DC Renascimento
Renascimento é o primeiro passo para reunir DC com Wathmen (Imagem: Reprodução/DC Comics)

3. O Capuz Vermelho

Nas histórias em quadrinhos, nenhum personagem que morre está imune a um glorioso retorno. Porém, em uma determinada época, três deles eram exceção: Tio Ben (Homem-Aranha), Bucky (Capitão América) e Jason Todd (Batman). Como você bem sabe, “eram”, porque em determinado momento a DC decidiu que este status ia mudar.

Em Batman #638 (2005), descobrimos que o assassino e violento vigilante Capuz Vermelho, que surgiu subitamente em Gotham, na verdade era o segundo Robin: Jason Todd. Isso fez muitos caírem de suas cadeiras, já que o personagem foi o “Menino Maravilha” mais odiado entre todos — e tinha retornado com um arco sério e atrativo.

Mesmo que muitos tivessem suspeitado que isso pudesse ser um truque ou algo do tipo, Jason Todd estava realmente de volta e com uma dinâmica de rivalidade e um pseudo-aliado do Batman que se tornou muito boa. Foi uma excelente sacada da DC Comics, que não apenas trouxe o personagem de volta, mas deu uma história que se mostrou espetacular para toda a Bat-Família. 

Imagem do Capuz Vermelho
Quem diria que o Robin seria o Capuz Vermelho, não é mesmo? (Imagem: Reprodução/DC Comics)

2. Patrulha do Destino

Quem acompanhava a Patrulha do Destino sabia que havia algo de errado, mas era difícil explicar o que era. Porém, o Homem-Robô acabou ouvindo em Patrulha do Destino #57 (1992) uma conversa que desvendava o grande mistério que sempre cercou o grupo: Niles Caulder, o “Chefe”, montou o grupo apenas para comprovar sua Teoria da Catástrofe.

De acordo com Caulder, apenas um grande desastre poderia fazer com que a humanidade mostrasse o seu melhor. O grupo nada mais era do que um experimento, uma forma de mostrar que a sua teoria estava correta. E sabe o que isso significa? Que cada tragédia que os transformou em “monstros” foi causada pelo cientista.

Não apenas para os membros do grupo, mas para os leitores da HQ da DC Comics, isso foi um choque por completo. Ainda que grande parte da equipe tenha perdoado Niles pelo mal que ele causou, nenhum deles conseguiu confiar novamente no cientista — ao menos não da forma como eles confiavam antes.

Imagem de Patrulha do Destino
A Patrulha do Destino descobriu a grande verdade por trás de sua origem (Imagem: Reprodução/DC Comics)

1. Watchmen 

Quando falamos em grandes reviravoltas nas HQs da DC, é em Watchmen #11 (1986) que temos a melhor delas. No grande fim de sua história, Rorschach e Coruja confrontam Ozymandias — que descobrem estar por trás de todos os eventos que eles viram em sua história, da morte do Comediante até a ida do Doutor Manhattan para Marte. 

Seu plano era complexo e envolvia atrair um ataque alienígena e fazer a humanidade se unir contra a ameaça. Assim, encerraria a Guerra-Fria e todos voltariam a viver em paz. Porém, Rorschach e Coruja foram para a base do “vilão” para impedí-lo de concluir seus planos. 

Ozymandias explica cada detalhe, revela cada movimento que fez bem abaixo do nariz deles e seu real objetivo. No entanto, ele quebrou um grande tabu: sua explicação não levaria ao evento, mas enquanto eles estavam atentamente ouvindo tudo o que ele dizia, tudo já estava acontecendo simultaneamente. Ou seja, não havia mais o que impedir.

Imagem de Warchmen
Em Watchmen, o discurso da vitória é feito depois da tragédia (Imagem: Reprodução/DC Comics)

As melhores reviravoltas da DC Comics

A DC Comics também trouxe diversas outras reviravoltas durante os mais de 90 anos de publicações e histórias. Seja pela lavagem cerebral que Zatanna operou em Batman com a permissão da Liga da Justiça em Crise de Identidade #6 (2004) ou vendo toda a Liga assumindo os anéis dos Lanternas em A Noite mais Densa #6 (2010), o catálogo de momentos marcantes é colossal.

Porém, entre as melhores e as que mais marcaram os fãs, temos:

  • Watchmen
  • Patrulha do Destino
  • O Capuz Vermelho
  • Universo DC: Renascimento
  • Ponto de Ignição
  • Superman: Entre a Foice e o Martelo 

Leia também no Canaltech:

  • 8 tramas mais chatas e irritantes das HQs da DC Comics
  • 10 quadrinhos dos Lanternas Verdes para conhecer os super-heróis
  • Superman vs Flash: DC confirma quem venceria essa luta em 2025

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.