Drones do futuro poderão ajudar a construir prédios altos; entenda

O futuro da construção civil pode ser marcado pelo uso intenso de drones para levantar prédios altos. O tema é pesquisado por profissionais da Imperial College London e da University of Bristol, que procuram entender os maiores potenciais e desafios das novas tecnologias.  

  • Quanto custa um drone?
  • Pode derrubar um drone que está sobrevoando uma casa?

Foi dito que os “robôs voadores” podem ser usados para erguer arranha-céus como o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, ou o Empire State Building, em Nova York. Para isso, eles teriam a capacidade de alcançar alturas e locais antes considerados inacessíveis.

  • 🤩 Encontre as melhores ofertas de drones no WhatsApp do CT Ofertas 

A tecnologia usada chama-se Aerial Additive Manufacturing (Aerial AM), que permite posicionar materiais de forma autônoma, em pleno voo dos drones.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Drones para construção
Drones podem ajudar na construção de estruturas complexas (Imaegm: Reprodução/EMPA)

Já estão sendo realizados testes prévios no DroneHub, um centro associado a laboratórios de desenvolvimento científico na Suíça. O objetivo é validar a tecnologia fora do ambiente de laboratório.

Vantagens de usar drones na construção civil

Além de chegar a alturas cada vez maiores, a tecnologia também permite reparos rápidos sob demanda. Outra vantagem inclui a redução de distâncias de transporte e consumo de materiais.

Prédio que ajuda a fazer obras
Equipamento já está em teste (Imagem: Reprodução/EMPA)

Ela contribui para maior segurança de operação, já que não exige a instalação de um canteiro de obras fixo. Também é possível realizar a operação com drones em grupo, como um “enxame”.

As novas tecnologias também prometem viabilizar a construção em terrenos complexos, incluindo montanhas, telhados e áreas afetadas por desastres — incluindo abrigos em áreas inundadas. 

O potencial também se estende para fora da Terra, com a possibilidade de construção de estruturas em outros planetas. 

Além da construção, também são citadas aplicações de manutenção, com o reparo de fachadas de prédios e pontes sem a necessidade de andaimes ou trabalhadores em risco. 

Desafios ainda são grandes

Se as potencialidades são grandes, também foi dito que muitos desafios devem ser superados para consolidar as tecnologias de construção com drones. 

Alguns problemas apontados incluem a durabilidade dos materiais, além de limitações nos sistemas de localização.

Isso gera dificuldades de coordenação entre múltiplos drones, além da precisão de encaixe dos materiais por parte dos robôs aéreos, por exemplo.

Por isso, os pesquisadores apontam que há baixo nível de maturidade tecnológica, e a tecnologia não está pronta para uso industrial. É o que aponta o cientista Basaran Bahadir Kocer:

“Entender esses desafios é essencial para desbloquear todo o potencial do Aerial AM em aplicações do mundo real. Contudo, demonstrações apontam a capacidade de realização de reparos sob demanda, pavimentando o caminho para maior adoção nas indústrias”, conclui ele.

Leia mais no Canaltech:

  • Novo fone da JBL tem bateria que dura 50 horas e tela colorida na caixinha
  • 7 celulares da Xiaomi vão perder suporte em breve; veja se o seu está na lista
  • Novo celular da Nothing permite acoplar lentes de forma modular; entenda

Qual IA é a mais adequada para cada caso? Veja no vídeo abaixo:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.