IA pode deixar Brasil mais competitivo, diz presidente da Microsoft Brasil

A inteligência artificial tem o potencial de deixar as empresas brasileiras mais competitivas. A visão foi compartilhada pela presidente da Microsoft Brasil, Priscyla Laham, durante uma palestra nesta terça-feira (29), durante o Web Summit Rio, diante do investimento bilionário da companhia para acelerar o avanço da IA no mercado nacional.

  • Metade dos trabalhadores precisam de qualificação em IA, ressalta CIO da IBM
  • Plano Brasileiro de IA prevê recorte de diversidade, diz ministra Luciana Santos

“Vemos a oportunidade de acreditar que a IA pode tornar o Brasil mais competitivo, de criar esperanças de que as empresas trabalhem inclusivamente em prol da competitividade”, observou. “Acredito que esse é o principal motivo pelo qual estamos tão otimistas sobre como a IA pode tornar o país mais competitivo e queremos participar disso“.

O comentário ocorre diante do questionamento sobre o investimento de R$ 14,7 bilhões da empresa para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de IA no país. O empenho foi anunciado em setembro pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, e terá foco na infraestrutura em nuvem e inteligência artificial.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Laham também destacou que esse é o maior investimento da empresa feito no Brasil até o momento, durante os 36 anos da companhia no país. 

Capacitação em IA no Brasil

Em paralelo, a empresa anunciou uma iniciativa para capacitar 5 milhões de pessoas, a fim de atender a demanda do mercado por profissionais capacitados em aplicações de inteligência artificial. O projeto funciona em parceria com mais de 20 organizações e uma colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O programa foi reforçado durante o encontro no Web Summit Rio pela presidente da Microsoft. “Também anunciamos esta missão de treinar 5 milhões de pessoas em IA. Já somos 2,4 milhões de pessoas neste momento, em menos de um ano”, comentou.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Como viralizar no TikTok? Executiva da rede social dá dicas no Web Summit Rio
  • OpenAI explica como seus modelos de IA são criados durante o Web Summit Rio
  • ‘O YouTube é mais que uma plataforma de distribuição de conteúdo’, diz executiva

VÍDEO: Tudo de tecnologia ficará mais caro no mundo todo? iPhone 17 e Nintendo Switch 2?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.