Banho gelado, jejum e treino de madrugada: rotina de CEOs contamina outros profissionais

Nos últimos anos, acordar às quatro da manhã se tornou um hábito de executivos e empresários pelo mundo. O CEO da Disney, Bob Iger, começa o dia treinando antes do amanhecer. O CEO da Apple, Tim Cook, se ocupa dos e-mails de clientes antes do nascer do sol. “Há quase uma espécie de disputa entre diferentes executivos e líderes empresariais sobre quem tem a maior carga de trabalho”, disse Erik Baker, autor de “Make Your Own Job: How the Entrepreneurial Work Ethic Exhausted America” (algo como: “Faça seu próprio trabalho: como a ética do trabalho empreendedor deixa os EUA exaustos”).

O dia começa às 3h55

Mas em março, acordar às quatro da madrugada alcançou um novo status depois que viralizou um vídeo mostrando um homem musculoso chamado Ashton Hall realizando uma rotina matinal que envolvia “mouth taping” (ou seja, uma fita adesiva tampando a boca), um banho gelado com água engarrafada de Saratoga e uma casca de banana esfregada no rosto — tudo começando às 3h55.

“O pecado vive à noite”, de acordo com um post de mídia social de fevereiro de Hall, que não pôde ser contatado para comentar. “Se você está lidando com uma mente fraca, más decisões ou falta de produtividade, durma cedo.” 

Nos dias que se seguiram, aparentemente metade da internet — de Ed Sheeran à coruja mascote do Duolingo — postou clipes parodiando a rotina de Hall.

Por que tão cedo?

Para Dave de Céspedes, isso não é brincadeira. O alarme do Apple Watch do consultor de fluxo de trabalho digital de 40 anos em Miami toca às 4h30 da manhã há meses. Ele sai da cama e toma uma xícara de café preto. Às 4h45 ou 5h00, já está no trabalho, aproveitando o período de cerca de duas horas antes que seus dois filhos acordem. 

Inspirado em parte por figuras preocupadas com a produtividade, como James Clear, autor de um best-seller sobre hábitos, e Sahil Bloom, criador de conteúdo focado em otimização, de Céspedes passa suas manhãs liquidando seu trabalho de maior prioridade. 

“É o único período de tempo de foco profundo”, disse ele. “O cronograma meio que fica bagunçado depois disso, e você nunca sabe o que vai acontecer.” 

Leia mais

  • ‘Feitas para Durar’: lições de um best-seller sobre empresas visionárias

Acordar cedo é tão americano quanto a torta de maçã. É “um truque de produtividade atemporal e vem desde Benjamin Franklin, pelo menos na cultura americana”, disse Adam Chandler, autor de “99% Perspiration: A New Working History of the American Way of Life” (ou algo como: “99% transpiração: uma nova história do modo de vida americano”).

Os madrugadores incluem “os trabalhadores de serviços, certamente”, disse Erik Loomis, historiador do trabalho da Universidade de Rhode Island, junto com “o trabalhador da fábrica ou o trabalhador comum que faz o que o patrão diz que precisa ser feito”.

Jornada de trabalho

O crescimento dos subúrbios, observou Loomis, criou uma classe de superpassageiros cujas preferências de vida significavam que é preciso acordar cedo para fazer a longa jornada para o trabalho.

Recentemente, uma onda de escritores, pensadores e empresários preocupados com a produtividade levou o acordar às quatro da manhã a extremos. Os seguidores do cientista e podcaster Andrew Huberman adotam uma série de “protocolos” que incluem a exposição à luz solar ao acordar.

Os líderes de tecnologia incorporaram banhos frios, sessões de sauna e jejum intermitente. E agora, todo tipo de gente começa a fazer o mesmo.

Leia mais

  • ‘Incrivelmente Simples’: como a Apple virou uma das mais valiosas corporações

Nos últimos 15 anos, estima Dirk Gorman, de 57 anos em Long Beach, em Nova York, acorda entre 4h17 e 4h23. Ele começa o dia mandando e-mail para os funcionários de suas empresas de materiais de construção e, em seguida, vai para a garagem para se exercitar — seja na máquina de remo ou em sua bicicleta de resistência. O levantamento de peso vem mais tarde, quando seu corpo está aquecido.

“Não me pergunte o motivo”, disse Gorman sobre a especificidade de sua hora de acordar — agora, já se tornou um hábito. Mas o motivo para começar a levantar cedo tem uma resposta fácil: “Sinto que estou à frente de todos em termos de realmente investir em mim primeiro, antes que o dia exija que eu invista nos outros”.

Acordar enquanto a maioria das pessoas ainda está dormindo pode ter sido difícil no começo, ele admitiu. Mas com o tempo, o incômodo de se levantar para um treino matinal desapareceu.

“Hoje, não me levantar cedo é mais difícil para mim mentalmente”, disse ele.

“Definitivamente, temos uma boa frequência matinal”, disse Jonathan Fladung, gerente geral do 24/7 Powerhouse Gym em Saddle Brook, Nova Jersey.

São as mesmas pessoas por volta das 4 ou 5 da manhã todos os dias, cinco ou sete dias por semana — uma mistura de homens e mulheres, jovens e velhos.

“Alguns treinam para competições ou exibições de fisiculturismo”, disse ele. “E há ainda os que simplesmente procuram tranquilidade, sem precisar esperar para usar uma máquina.”

Os frequentadores das madrugadas têm poucos lugares para se reunir: ao contrário da Powerhouse, a maioria das academias Equinox, durante anos a academia símbolo de status para empreendedores ambiciosos, abre às 5h30.

Benefícios de acordar cedo

Médicos e podcasters que falam sobre longevidade afirmam que uma boa noite de sono é uma parte essencial de uma rotina diária saudável — o que significa que muitos madrugadores também têm um horário noturno igualmente rígido: de Céspedes, por exemplo, conta que vai dormir quase todas as noites entre 20h e 21h.

Gorman insiste que os benefícios de acordar cedo aumentam com o tempo, como se fosse uma conta de poupança para a saúde. “Você consegue se exercitar 250 vezes por ano, mesmo que não seja um treino de dez repetições? Você faz isso por décadas e estará em forma se comparado aos outros da sua idade.” Também existem benefícios mais básicos. “Acho que é uma enorme vantagem no mundo dos negócios”, disse ele. “É bom entrar em uma reunião e as pessoas dizerem: ‘Oh, esse cara está em forma’”.

A ironia do vídeo da rotina matinal de Hall é que um criador de conteúdo autônomo talvez seja a última pessoa que precise acordar antes das quatro da manhã. Mas suas postagens parecem estar surtindo o efeito pretendido. 

“Eu realmente não saberia dizer se era para ser uma visão honesta da rotina dele”, disse de Céspedes. Mas isto ficou claro: “É um ótimo conteúdo de marketing”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.