Adobe estreia Summit no Brasil com inovações em IA para marketing

Os novos recursos da Adobe para explorar IA generativa, personalização em escala e dados foram apresentados na primeira edição do Adobe Summit Brasil realizada fora dos Estados Unidos. O evento ocorreu no Teatro Santander, em São Paulo, e reuniu no final de abril mais de 800 executivos e especialistas das áreas de marketing para conhecer as inovações que estão transformando a conexão entre marcas e clientes.

  • Como usar o Photoshop no celular
  • Como fazer um portfólio no Behance

Com empresas como Coca-Cola, Renner e Santander utilizando os recursos, a Adobe destacou como a IA é usada para orquestrar contas, criar conteúdo e analisar métricas, oferecendo possibilidades de atuação em diversas etapas da jornada do consumidor.

Os novos recursos também se mostraram eficientes no suporte ao trabalho de equipes B2B, facilitando a criação de estratégias mais integradas e focadas no cliente. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A edição global do Adobe Summit ocorreu em março em Las Vegas, mas a versão brasileira realizada no final de abril trouxe possibilidades de aplicações que podem ser feitas no mercado local e em diferentes contextos empresariais. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer na prática o ciclo completo de uma campanha da Coca-Cola com IA generativa e ferramentas Adobe. (veja mais detalhes abaixo)

Marketing personalizado com IA

A integração entre criatividade, IA e marketing se tornou essencial para o sucesso das marcas, segundo Douglas Montalvão, gerente-geral da Adobe na América Latina. Ele explica que, os clientes já não compram mais produtos como simples commodities, e o grande diferencial das marcas está na experiência de entrega — em como elas se apresentam e se conectam com o consumidor.

“A chave está em entregar dados, jornadas e conteúdos de forma integrada, tudo dentro de uma única plataforma”, afirmou. Montalvão também falou sobre a construção de plataformas de experiência, em que a IA faz a orquestração dessa entrega personalizada.

O executivo enfatizou que o foco deve estar nas pessoas e na integração entre elas, não apenas nas máquinas. “A tecnologia é um facilitador, mas a criatividade não vem da máquina; ela repete padrões. A verdadeira inovação vem da conexão humana”.

Eric Matisoff, evangelista principal, Analytics & Data Science da Adobe (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)
Eric Matisoff, evangelista principal, Analytics & Data Science da Adobe (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)

Criadores de experiência

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na forma como as marcas se conectam com os consumidores, especialmente ao destacar a importância dos “criadores de experiência”. Para Eric Matisoff, evangelista principal, Analytics & Data Science da Adobe, é essencial ter dados para medir o sucesso e agir rapidamente, numa escala otimizada que a IA pode ajudar. 

“Na era das mídias sociais, um único conteúdo pode se transformar em milhares de peças, adaptadas a diferentes demografias e línguas com a utilização dos recursos da Adobe”, afirmou. 

Além disso, Matisoff mencionou que, ao otimizar o uso da IA, as equipes podem se concentrar mais no trabalho criativo, menos em tarefas repetitivas e fornecer insights valiosos. 

“A plataforma da Adobe é projetada para orquestrar esses agentes de IA de maneira que potencializem a capacidade criativa, mantendo a segurança e a confiança. Os agentes são construídos de acordo com um propósito específico, como motores de reconhecimento para identificar novos perfis e simular planos de público”.

Adobe Summit Brasil reuniu líderes e especialistas para explorar as principais tendências em personalização em escala e IA generativa (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)
Adobe Summit Brasil reuniu líderes e especialistas para explorar as principais tendências em personalização em escala e IA generativa (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)

Personalização para diferentes mercados

Raphael Abreu, vice-presidente global de design da Coca-Cola, que também participou da edição internacional, compartilhou como a marca tem utilizado ferramentas de IA para expandir a criatividade, envolvendo os profissionais para garantir consistência e gerar impacto em escala global preservando os rigores tradicionais e as novas tendências de consumo. 

Ele explicou que, com o uso de ferramentas como as do Adobe Creative Cloud, a IA tem ajudado a melhorar a qualidade do design e aumentar a agilidade no processo criativo, sem comprometer a execução.

Abreu destacou que, embora a IA ainda não atinja o nível de criatividade humana, ela oferece opções que são essenciais para os designers, mas que é o julgamento crítico humano que deve determinar o que é bom ou não

“A criatividade humana é fundamental e nunca será substituída pela máquina”, afirmou ele. Ele comparou o uso de IA a um piloto de Fórmula 1, onde a máquina é poderosa, mas depende de um profissional experiente para guiá-la corretamente.

Além disso, os novos recursos da Adobe facilitam a regionalização das campanhas, permitindo ajustes rápidos para adaptar conteúdos a diferentes culturas e mercados, explica o vice-presidente global de design da Coca-Cola.

Ele também ressaltou a importância da segurança no uso de imagens e conteúdos, garantida pela Adobe com licenciamento adequado e a integração das ferramentas, que tornam o processo mais fluido, sem a necessidade de alternar entre sistemas. 

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Manychat ganha integração com TikTok para automatizar conversas na rede social
  • DeepSeek democratiza uso da IA generativa, diz diretor da NVIDIA no Web Summit
  • Hugo Gloss e Bianca Andrade debatem uso de IA para criar conteúdo no Web Summit

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.