Redação sobre sustentabilidade

Redação sobre sustentabilidade
Redação sobre sustentabilidade

O presente artigo tem a intenção de dar dicas para escrever uma boa redação sobre sustentabilidade.

A redação é importante pois desempata a nota da prova, e às vezes elimina o candidato. a Vunesp costuma usar redação nos concursos e vestibulares que organiza.

Quanto à estrutura, uma redação deve possuir início, com uma introdução apresentando a tese a ser abordada, em um parágrafo, de preferência. Seguido pelo desenvolvimento, com dois a três parágrafos, cada um com um argumento sustentando a tese. Por último a conclusão, em um parágrafo, de preferência, resumindo o conteúdo do texto.

Além disso, o texto deve evitar erros de gramática e ortografia, deve apresentar limpeza e clareza na escrita, para evitar desconto na nota.

Definição de sustentabilidade

Iniciando a análise do assunto redação sobre sustentabilidade, é interessante definir o termo sustentabilidade, para começar.

Quanto ao conceito, sustentabilidade significa fazer um uso responsável e consciente dos recursos naturais, visando sua preservação para o futuro das próximas gerações.

Ainda, a sustentabilidade se divide em três pilares: o ambiental, o econômico e o social.

Em relação ao aspecto ambiental, o foco é preservar os ecossistemas, reduzindo a poluição, e pregando equilíbrio no uso dos recursos naturais.

Já no sentido econômico, a indústria, e o uso de tecnologia para a economia devem buscar meios de produção e funcionamento que não prejudiquem o meio ambiente.

Por fim, no aspecto social, as pessoas são quem a sustentabilidade social visa proteger, tanto no presente, quanto no futuro.

Recursos naturais renováveis e não renováveis

Continuando a análise de como fazer uma redação sobre sustentabilidade, é importante falar sobre o uso dos recursos naturais.

Assim, os recursos não renováveis são finitos, ou seja, quanto maior o uso, mais cedo acabarão. 

Como exemplo de recurso não renovável pode-se citar o petróleo. Apesar de não ser renovável e gerar muita poluição, o petróleo é uma das maiores fontes de combustível, e sua utilização é muito intensa.

Já como exemplo de recurso renovável pode-se citar a energia solar, ou a energia elétrica, dependendo de sua fonte. Essas energias não se esgotam, e algumas podem ser menos poluentes.

Então, uma atitude sustentável é tentar substituir as energias não renováveis para as renováveis, para garantir a duração futura das energias para as próximas gerações e diminuir a poluição do meio ambiente, em alguns casos.

Redação sobre sustentabilidade – Consumo

Prosseguindo com a abordagem de como escrever uma redação sobre sustentabilidade, o consumo é fator importante a se levar em conta.

Assim, o consumo excessivo, seja de matéria-prima ou de produtos produzidos e industrializados, é prejudicial ao meio ambiente. Tal raciocínio vale tanto para o consumo de grandes indústrias, como para o consumo doméstico, também. Além disso, quanto maior o consumo, maior a produção de lixo.

Ainda, o consumo excessivo gera demanda, que gera mais produção, e mais uso de matéria-prima e de recursos naturais. 

O consumismo está cada vez mais presente na cultura de mercado. Antigamente, aparelhos eletrônicos, como televisores ou aparelhos celulares duravam décadas. Hoje em dia, duram muito menos, ou ficam tecnologicamente obsoletos.

Visando manter a sustentabilidade, é preciso propagar o consumo consciente, frisando seus benefícios para o meio ambiente. Além disso, pode-se reciclar e reutilizar o lixo próprio para isso, reaproveitando matéria prima.

Redação sobre sustentabilidade – Negócios poluentes

Dando seguimento com a análise de redação sobre sustentabilidade, aborda-se os negócios poluentes.

De fato, existem negócios que para operarem não tem como não poluir o meio ambiente. Contudo, nestes casos, pode haver alternativas. É possível fazer um ato ecológico para compensar o ato não ecológico. É possível compensar financeiramente pela poluição, e com a verba reflorestar outra área ou despoluir alguma.

Porém, deve-se fazer tudo de acordo com a lei, com a ética, e com a devida fiscalização. Pode haver a troca se for real, proporcional, justa, e principalmente, sustentável.

Conscientização social

Finalizando o artigo que aborda a redação sobre sustentabilidade, é necessário frisar a importância da propagação da cultura da sustentabilidade.

Portanto, é necessário que o conceito de sustentabilidade propague-se o máximo possível, devido à sua importância.

Assim, as grandes corporações, organizações e empresas devem ser educadas, e até mesmo punidas se preciso, para adotar as práticas de sustentabilidade em seus negócios e transações, já que muitas vezes afetam tanto o meio ambiente.

Além disso, os indivíduos também precisam adquirir essa cultura para ter a prática sustentável, pois, suas atitudes, quando somadas, também significam muito.

Ademais, a propagação da cultura e importância da sustentabilidade deve ser feita de forma horizontal e vertical, por meio de palavras, demonstrações e atitudes.

Por fim, com esses exemplos, e outros que façam parte do tema, agora é só extrair a tese e  organizar em argumentos, em sequência lógica, para discorrer sobre sustentabilidade na sua redação e garantir a aprovação.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

O post Redação sobre sustentabilidade apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.