Novo controlador da Phison supera SSDs de alta performance em teste de benchmark

A Phison prepara um novo controlador para SSDs PCIe Gen 5.0 que pode resultar em produtos com um novo patamar de performance em relação ao que vemos atualmente. O componente se chama PS5028-E28, e o pessoal do Tom’s Hardware teve acesso a resultados de um teste no PCMark 10 com o produto.

Algum SSD de amostra com o Phison E28 foi colocado para “enfrentar” o Samsung 9100 Pro, o Micron 4600 e o Acer Predator GM9000, que estão entre os drives mais rápidos da atualidade. Em termos de banda de dados, tempo médio de acesso e pontuação geral do benchmark, o E28 superou com tranquilidade seus concorrentes.

Resultados do PS5028-E28 no PCMark 10
Fonte: Tom’s Hardware

No caso da pontuação geral e de banda, quanto maiores os números, melhor. Já para o tempo de acesso, números menores indicam uma performance melhor.

Comparativo do novo controlador da Phison com outros SSDs
Fonte: Tom’s Hardware

O que chama muito a atenção no controlador da Phison, também, é que ele finalmente supera a marca dos 3.000K de IOPS para leitura e gravação randômicos. São números bem maiores do que os concorrentes, enquanto em gravação e leitura sequencial a diferença não é tanta no teste em questão.

Testes mostram potencial do Phison PS5028-E28

O Tom’s Hardware atesta pela veracidade dos resultados de teste que obteve. No entanto, enquanto não tivermos divulgações oficiais sobre o produto, ou reviews propriamente ditas, é importante manter um pouco de ceticismo.

Notícias relacionadas:

  • Novo SSD PCIe 5.0 da Phison para data centers tem 128TB e alcança 14.600 MB/s
  • Sandisk diz que seu novo WD Black SN8100 é o SSD NVMe mais rápido do mundo
  • Kingston lança Fury Renegade G5 no Brasil: novo SSD PCIe 5.0 promete até 14.800MB/s

Ainda assim, mesmo que os números se provem corretos, devemos lembrar que o controlador sozinho não determina a performance final do SSD. O Micron 4600 e o Acer Predator GM9000, por exemplo, usam o mesmo controlador e entregam resultados diferentes.

Mas isso pode ser bom para o Phison E28. O controlador se saiu muito bem nesses testes antes de seu lançamento, então podemos ver o potencial para produtos finais ainda mais poderosos quando o componente efetivamente fizer sua estreia em SSDs comerciais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.