AMD prepara APUs Sound Wave baseadas na arquitetura ARM

Embora seja tradicionalmente uma adepta do formato x86, a AMD também está planejando explorar em breve as possibilidades oferecidas pela arquitetura ARM. A companhia está desenvolvendo uma nova plataforma de APUS conhecida como “Sound Wave”, que pode estrear na linha de laptops Surface já em 2026.

A informação parte do famoso leaker Kepler_L2, que se tornou famoso por divulgar antecipadamente várias informações que se provaram verdadeiras. Com os novos hardwares, a companhia terá uma solução capaz de rivalizar hardwares semelhantes que estão sendo preparados pela NVIDIA.

A linha Sound Wave pode ser marcada pelo uso de uma iGPU RDNA 3.5 e pela fabricação usando o processo de 3 nanômetros oferecidos pelas fundições da TSMC. O objetivo seria explorar mais o mercado de PCs direcionados à IA, bem como os novos recursos que a Microsoft oferece para quem usa o Windows em plataformas ARM.

APUs AMD Sound Wave devem combinar poder com eficiência energética

Embora a AMD tenha se focado na arquitetura x86 em anos recentes, ela chegou a elaborar um plano ambicioso envolvendo a ARM em 2014. Na época, ela anunciou o Project Skybridge, que tinha como objetivo combinar as duas arquiteturas em uma única plataforma — o plano foi cancelado devido à falta de recursos e à baixa aceitação do mercado.

AMD prepara APUs Sound Wave baseadas na arquitetura ARM
Foto: Divulgação/AMD

Mais de uma década depois, a linha Sound Wave vai revisitar a arquitetura ARM em um momento bem diferente de sua história. Enquanto no passado ela ficou conhecida pela alta eficiência energética, esse aspecto se mantém, mas foi conciliado com um poder de processamento bastante considerável.

Caso os planos da AMD estejam realmente avançados, é possível que sua nova empreitada seja exibida de forma antecipada durante a Computex 2025. No entanto, também é provável que um anúncio mais completo — com direito a exibições da nova linha Surface — acabe sendo reservado para a CES 2026.

Fonte: IT Home

Conteúdo Relacionado
Demanda pelo processo de 2nm da TSMC supera todas as expectativas e já ultrapassa o 3nm

Vai bombar

Demanda pelo processo de 2nm da TSMC supera todas as expectativas e já ultrapassa o 3nm

Adicionar aos favoritos o Link permanente.