Pierpaolo Piccioli é o novo diretor criativo da Balenciaga

Temos mais um capítulo selado na dança das cadeiras dos diretores criativos: Pierpaolo Piccioli assume a Balenciaga. A nomeação já vinha sendo especulada há algum tempo, mas só na tarde de hoje (19) foi oficializada a chegada do designer italiano à grife espanhola, com início marcado para 10 de julho.

Em nota conjunta publicada nos perfis do estilista e da Balenciaga no Instagram, o grupo Kering descreveu Pierpaolo como “um verdadeiro mestre da alta-costura”. Segundo o comunicado, ele assume a direção criativa com a missão de dar continuidade tanto ao legado de Cristóbal Balenciaga quanto à bem-sucedida década comandada por Demna, que redefiniu a identidade contemporânea da marca.

Francesca Bellettini, vice-CEO do grupo Kering, comentou: “Estou absolutamente feliz em receber Pierpaolo no grupo. Ele é um dos designers mais talentosos e celebrados da atualidade. Sua maestria na alta-costura, sua voz criativa e seu profundo apreço pelo savoir-faire fizeram dele a escolha ideal. Aproveito para agradecer sinceramente ao Demna pela visão ousada e marcante que trouxe para a Balenciaga nos últimos 10 anos. Tenho certeza de que Pierpaolo e Gianfranco conduzirão a maison com excelência nesta nova fase de sua trajetória extraordinária.”

Pierpaolo Piccioli em seu último desfile pela Valentino.

Foto: Pierpaolo Piccioli em seu último desfile pela Valentino (Reprodução/Launchmetrics/Spotlight)

Gianfranco Gianangeli, CEO da Balenciaga, também celebrou a nova fase: “É um privilégio iniciar essa era na Balenciaga ao lado de Pierpaolo. Sua visão criativa vai florescer aqui; ele saberá interpretar perfeitamente nosso legado, respeitando a ousadia estética, o patrimônio e a forte cultura da marca. Com a expertise do nosso time e a energia artística que sempre impulsionou a Balenciaga, estou animado com tudo que construiremos juntos.”

Já Pierpaolo Piccioli declarou: “Mesmo em constante transformação, a Balenciaga nunca se desviou de seus valores estéticos. O que recebo agora é uma marca cheia de possibilidades, que me fascina profundamente. Essa passagem de bastão me dá a chance de escrever um novo capítulo para a maison.” O estilista ainda agradeceu pela confiança de François-Henri, Francesca e Gianfranco, destacando que a sintonia entre eles foi imediata — “e esse é o melhor ponto de partida para algo novo.”

E agora, o que podemos esperar da visão de Pierpaolo para a Balenciaga? Por aqui, ficamos na torcida para ver sua assinatura clássica da haute couture dialogando com os códigos ousados e inconfundíveis da grife de Cristóbal. Agora, só nos resta aguardar a estreia de sua primeira coleção.

Leia Mais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.