FTC encerra caso contra a compra da Activision Blizzard pela Microsoft

Logo depois de perder seu mais recente recurso contrário à compra da Activision Blizzard pela Microsoft, a Federal Trade Commission (FTC) deu sinais de que não desistiria da briga nos dias seguintes. No entanto, foi justamente isso que aconteceu esta semana. Na última quinta-feira (22), a entidade regulatória registrou seu desejo de encerrar completamente qualquer reclamação.

A Comissão determinou que o interesse público é melhor atendido pela rejeição do litígio administrativo nesse caso”, afirmou o documento registrado por ela. Com a decisão, chega ao fim qualquer chance de que a compra da publicadora, concluída em 2023, possa ser desfeita pela entidade governamental.

A FTC se mostrou a maior adversária enfrentada pela Microsoft e pela Activision Blizzard, que também sofreram com barreiras da Comissão Europeia. A entidade afirmava que a compra poderia prejudicar a concorrência do mercado de games, bem como dar às companhias vantagens indevidas no setor de streaming.

Microsoft celebra fim da luta contra a FTC

Em uma mensagem publicada no X, o presidente da Microsoft, Brad Smith, celebrou a decisão da entidade de desistir do caso. “A decisão de hoje é uma vitória para jogadores ao redor do país e para o senso-comum em Washington, D.C. Estamos gratos à FTC pelo anúncio de hoje”, compartilhou ele na rede social.

Algo que colaborou para a mudança de postura da entidade regulatória em relação à compra da Activision Blizzard foi o fato de ela não ser mais liderada por Lina Khan. Quando assumiu a organização, ela se mostrou determinada a combater grandes fusões, especialmente aquelas centradas no mundo da tecnologia.

FTC encerra caso contra a compra da Activision Blizzard pela Microsoft
Foto: Divulgação/Microsoft

Khan foi substituída em janeiro deste ano por Andrew N. Fergusson, representante da administração Trump que se mostra mais aberto a aprovar fusões e aquisições de alto calibre. Desde que a compra da publicadora foi finalizada em 2023, muitos dos medos da FTC se provaram exagerados.

Como uma das maiores publicadoras de games da atualidade, não somente a Microsoft não tornou séries como Call of Duty exclusivas, como abriu seu catálogo first party para outras plataformas. Desde então, games como Indiana Jones, Forza Horizon 5 e Doom: The Dark Ages já saíram para plataformas como o PlayStation 5.

Fonte: The Verge

Conteúdo Relacionado
Indiana Jones and the Great Circle

mudando de ideia

Indiana Jones para PS5 é resultado de um aprendizado, diz chefe do Xbox

Adicionar aos favoritos o Link permanente.