CEO da Unity afirma que todos os metaversos são um lixo

Aparentemente disposta a continuar envolvida em muitas polêmicas em 2025, a Unity decidiu que o metaverso é o mais novo alvo de suas críticas. Em uma entrevista ao The Verge, o atual CEO da companhia, Matt Bromberg, afirmou que nunca acreditou na ideia das vidas virtuais e que todas as produzidas até o momento “são um lixo”.

Eu nunca acreditei muito no metaverso durante esse período de tempo”, explicou ele, em referência à decisão do Facebook de mudar seu nome para Meta. “Eu vou te contar o motivo: porque, como um criador de games, eu experimentei todas essas novas plataformas e só pensei que elas eram lixo”.

Segundo Bromberg, muitos metaversos são iguais a jogos que foram construídos há 15 anos e não fornecem uma experiência de uso sustentável. Ao mesmo tempo, o executivo afirma que continua vendo grande potencial em grandes plataformas de jogos como serviço que criam comunidades fortes, como Fortnite, Roblox e FIFA (atual EA Sports FC).

Unity tem passado de investimentos no Metaverso

Apesar das críticas atuais de seu CEO, a Unity tem um passado recente marcado por investimentos no Metaverso e por dar espaço a muitos defensores da tecnologia. Além de o site da empresa abrigar artigos com nomes como “A próxima fronteira de mudança em 2023 e adiante”, ela também comprou a Weta Digital com a intenção de criar um mundo virtual próprio.

CEO da Unity afirma que todos os metaversos são um lixo
Foto: Divulgação/Meta

No entanto, o negócio não deu muito certo e, no final de 2023, a companhia decidiu encerrar as atividades da Weta FX, demitindo mais de 250 pessoas no processo. As declarações recentes de Bromberg fazem parte de sua tentativa de reformar a imagem de sua empresa, que ficou manchada tanto entre jogadores quanto entre desenvolvedores.

Ao propor uma “taxa de instalação” sobre os aplicativos que usavam sua engine, a companhia acabou gerando diversos protestos — e muitos criadores decidiram que não iriam mais trabalhar com ela. Segundo o atual CEO, a companhia quer ajudar a criar jogos com gameplay inovador, ao mesmo tempo que oferece as ferramentas para o oferecimento de visuais impressionantes, caso um criador assim deseje.

Fonte: The Verge

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